Os atletas da Seleção Brasileiras de Basquete, Yago Mateus e Bruno Caboclo, venceram a Bundesliga nesta última sexta-feira (16). Ambos defendem o RatioPharm Ulm, do sul da Alemanha. A equipe conseguiu o título inédito do Campeonato Alemão com a ajuda dos brasileiros. Confira mais a seguir.

+ Filho de boxeador brasileiro adia sua candidatura ao Draft da NBA

Salsicha alemã + churrasco = vitória saborosa

Recentemente, a equipe dos brasileiros Yago Mateus e Bruno Caboclo derrotou o Bayern de Munique. Carregando uma marca mundialmente conhecida como a do Bayern certamente traz ainda mais entusiasmo para o grupo. No entanto, não há entusiasmo maior do que ganhar um campeonato.

Nesta sexta-feira (16), o RatioPharm Ulm faturou o Campeonato Alemão pela primeira vez em sua história e com essenciais participações dos brasileiros Yago Mateus e Bruno Caboclo.

A equipe do sul da Alemanha patinava na busca por essa primeira taça há anos. A saber, nas temporadas de 1997/98, 2011/12 e 2015/16 o clube ficou com o vice-campeonato.

+ Todos os brasileiros que já passaram no draft da NBA

Reforços campeões

Yago dos Santos foi o primeiro vestir a camisa do RatioPharm (2022). Logo na sequência veio Bruno Caboclo neste ano de 2023. Um time que não sabia o que era comemorar um título desde 2011 ao vencer a Stechert Cup. Aos 24 anos, Yago já carrega uma bagagem de decisões em seus tempos de Paulistano e Flamengo, ganhando dois NBB, uma BCLA e um Mundial de Clubes.

Do outro lado, Caboclo um pouco mais velho (27 anos), acumula ainda mais experiências. Também é campeão da BCLA — neste caso com o São Paulo em 2022, venceu a G-League em 2017 com o Raptors 905 (afiliado do Toronto Raptors), além de possuir uma certa bagagem na NBA.

+ [Entrevista] MVP do Brasileirão, Zé Carlos explica como o Cruzeiro venceu a taça

RatioPharm Ulm vence Bundesliga 2022/23

Com pouco mais de 10 anos sem títulos, os brasileiros chegaram para colocar o RatioPharm Ulm no lugar mais alto da Alemanha. Yago e Caboclo fecharam o quarto jogo contra o Telekom Baskets Bonn nesta sexta-feira (16), vencendo a série melhor de cinco jogos por 3 x 1.

Nesta partida, Bruno somou 11 pontos e seis rebotes, enquanto Yago anotou 25 pontos, oito assistências e três rebotes. Dentro disso, detalhe para o camisa 2 que foi coroado como o MVP das finais.

O que mais impressiona é a reviravolta do time ao conseguir sua vaga nos playoffs via uma modesta sétima colocação e ir batendo um a um até a grande coroação. Roteiro de filme.

Só para ilustrar, RatioPharm bateu o segundo colocado na tabela geral (Alba Berlin) por 3 x 1 e superou o Bayern de Munique (terceiro colocado na tabela geral) em 3 x 0 antes da grande final. Enfim, com um primeiro tempo equilibrado, placar de 43 x 41 a certa altura, Yago apareceu e contribuiu na decisão, vencendo a partida por 74 x 70.

+ LeBron James lança campanha mundial com marca de fast food