Os atletas da Seleção Brasileiras de Basquete, Yago Mateus e Bruno Caboclo, venceram a Bundesliga nesta última sexta-feira (16). Ambos defendem o RatioPharm Ulm, do sul da Alemanha. A equipe conseguiu o título inédito do Campeonato Alemão com a ajuda dos brasileiros. Confira mais a seguir.

+ Filho de boxeador brasileiro adia sua candidatura ao Draft da NBA

Salsicha alemã + churrasco = vitória saborosa

Recentemente, a equipe dos brasileiros Yago Mateus e Bruno Caboclo derrotou o Bayern de Munique. Carregando uma marca mundialmente conhecida como a do Bayern certamente traz ainda mais entusiasmo para o grupo. No entanto, não há entusiasmo maior do que ganhar um campeonato.

Nesta sexta-feira (16), o RatioPharm Ulm faturou o Campeonato Alemão pela primeira vez em sua história e com essenciais participações dos brasileiros Yago Mateus e Bruno Caboclo.

A equipe do sul da Alemanha patinava na busca por essa primeira taça há anos. A saber, nas temporadas de 1997/98, 2011/12 e 2015/16 o clube ficou com o vice-campeonato.

+ Todos os brasileiros que já passaram no draft da NBA

Reforços campeões

Yago dos Santos foi o primeiro vestir a camisa do RatioPharm (2022). Logo na sequência veio Bruno Caboclo neste ano de 2023. Um time que não sabia o que era comemorar um título desde 2011 ao vencer a Stechert Cup. Aos 24 anos, Yago já carrega uma bagagem de decisões em seus tempos de Paulistano e Flamengo, ganhando dois NBB, uma BCLA e um Mundial de Clubes.

Do outro lado, Caboclo um pouco mais velho (27 anos), acumula ainda mais experiências. Também é campeão da BCLA — neste caso com o São Paulo em 2022, venceu a G-League em 2017 com o Raptors 905 (afiliado do Toronto Raptors), além de possuir uma certa bagagem na NBA.

+ [Entrevista] MVP do Brasileirão, Zé Carlos explica como o Cruzeiro venceu a taça

RatioPharm Ulm vence Bundesliga 2022/23

Com pouco mais de 10 anos sem títulos, os brasileiros chegaram para colocar o RatioPharm Ulm no lugar mais alto da Alemanha. Yago e Caboclo fecharam o quarto jogo contra o Telekom Baskets Bonn nesta sexta-feira (16), vencendo a série melhor de cinco jogos por 3 x 1.

Nesta partida, Bruno somou 11 pontos e seis rebotes, enquanto Yago anotou 25 pontos, oito assistências e três rebotes. Dentro disso, detalhe para o camisa 2 que foi coroado como o MVP das finais.

O que mais impressiona é a reviravolta do time ao conseguir sua vaga nos playoffs via uma modesta sétima colocação e ir batendo um a um até a grande coroação. Roteiro de filme.

Só para ilustrar, RatioPharm bateu o segundo colocado na tabela geral (Alba Berlin) por 3 x 1 e superou o Bayern de Munique (terceiro colocado na tabela geral) em 3 x 0 antes da grande final. Enfim, com um primeiro tempo equilibrado, placar de 43 x 41 a certa altura, Yago apareceu e contribuiu na decisão, vencendo a partida por 74 x 70.

+ LeBron James lança campanha mundial com marca de fast food

Jamis Gomes Jr.

Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.