O Vasco retornou ao basquete, principalmente para o NBB, nesta temporada de 2023/24. Apesar da ausência desde o fim de 2019, a equipe briga no topo da classificação, sendo uma das surpresas do torneio.

Afinal, como o Cruzmaltino, que não competiu nas últimas edições do NBB, retornou tão forte ao torneio e bate de frente com os grandes figurões do campeonato?

Eficiência defensiva! Como o Vasco surpreende no NBB 2023/24

Como o Vasco formado do zero se tornou um protagonista no NBB 2023/24
Divulgação/Twitter R10 Vasco

O surpreendente Vasco vem lutando pela ponta da tabela no NBB de 2023/24. A equipe até o momento que esse texto é escrito aparece na primeira colocação empatada com o Paulistano com 27 pontos.

Onde assistir o NBB 2023/24?

De fato, o Cruzmaltino não tem um dos melhores ataques do NBB, muito pelo contrário, a equipe aparece como o quinto pior de toda a liga, marcando somente 72.88 pontos por jogo.

No entanto, os cariocas brilham no aspecto oposto à defesa. O time tem o melhor sistema defensivo do NBB, com somente 68.63 pontos sofridos de média por partida.

Isso significa que a equipe normalmente faz partidas modestas no ataque, com uma média ruim, mas ao mesmo tempo consegue se segurar na defesa e também limitar os rivais para pontuações ainda mais baixas.

Outro fator que explica o bizarro desequilíbrio do Vasco são os números individuais. A equipe não possui nenhum jogador entre os dez principais pontuadores do NBB.

Do outro lado, os cariocas possuem dois representantes entre os dez jogadores que mais roubam bolas na competição, Humberto e Cauê, com médias na casa de um roubo por partida.

Sendo assim, é óbvio que a defesa do Cruzmaltino vem sendo o grande diferencial para o forte retorno do Vasco no NBB. A grande dúvida é se o time vai conseguir manter esse ritmo.

Curte o basquete brasileiro e o NBB? Então siga no Esportelândia e confira outros conteúdos sobre a modalidade e a liga