A seleção brasileira feminina obteve uma grande conquista em 2023 que foi levantar o título da Copa América. Na decisão, vitória pra cima das atuais campeãs olímpicas dos Estados Unidos por 69 a 58.

O Brasil não vencia uma Copa América desde 2011, quando massacrou a Argentina por 74 a 33. Além disso, vale ressaltar que a seleção brasileira feminina de basquete é a maior vencedora da competição com seis títulos, seguido por Cuba e Estados Unidos com quatro.

Você ama outros esportes além de Basquete? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Nesta quarta-feira (13), o time brasileiro feminino subiu sete posições no ranking da FIBA de melhores seleções do mundo e hoje ocupa a 8ª posição.  Ao lado de Mali, Bélgica e Nigéria, o Brasil foi quem mais evoluiu no quadro geral.

Quero parabenizar atletas e comissão técnica, liderada pelo José Neto dentro de quadra e pela nossa diretora Roseli Gustavo fora dela. Essa subida importante no ranking mundial é prova material do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos. E não vamos parar por aqui. O basquete feminino brasileiro é gigante e seguirá recebendo o devido valor, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto Jr. 

Vale lembrar que os critérios utilizados pela FIBA para a pontuação do ranking se baseia na performance da nação ao longo dos últimos oito anos. Além da Copa América, a seleção também levou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima (PER) e o Sul-Americano no ano passado.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.