O NBB 2024, é um dos torneios mais seguidos no Brasil, e o Esportelândia apresenta informações completas sobre sua premiação do NBB 2024. Explore detalhes sobre a competição e os distintos prêmios concedidos às equipes ao término da temporada.

Neste ano, o SESI Franca surge como o principal candidato ao título, detendo a posição de atual campeão, seguido de perto pelo Minas e pelo Flamengo. Com isso, os confrontos serão de alto nível e com os times lutando pelo título do NBB.

História do NBB

A Taça Brasil foi o primeiro torneio nacional de basquete do Brasil, organizado pela CBB entre 1965 e 1989. Oito equipes diferentes conquistaram o título, sendo o Sírio o maior campeão, com sete troféus.

Em 1990, a Taça Brasil foi renomeada para Campeonato Nacional de Basquete, com um formato anual. Onze equipes diferentes conquistaram o título, sendo o Franca o maior campeão, com seis troféus. O formato durou até 2008.

O LNB, criada em 2008, é uma liga independente de basquete que quer tornar o esporte o segundo mais popular do Brasil. Baseada no modelo da NBA, a LNB conta com 19 clubes associados que disputam o NBB, o Campeonato Brasileiro de Basquete. Os jogos seguem as regras da FIBA.

Qual é a premiação do NBB 2024?

O NBB é um dos torneios de basquete mais populares do Brasil, com uma grande base de fãs. As equipes disputam o torneio com afinco, na esperança de conquistar o título nacional.

No entanto, o fato de o campeão não receber prêmio em dinheiro traz alguns desafios e despesas adicionais para os clubes. As viagens para as partidas são custeadas pelos clubes, o que pode ser um gasto significativo, especialmente para equipes de cidades menores. Além disso, o popular “desafio” utilizado nos jogos não é gratuito, e muitos clubes não conseguem arcar com o custo.

Valores da premiação do NBB 2024

No NBB, o campeão não recebe prêmio em dinheiro. O time vencedor recebe o troféu e 20 medalhas de ouro, enquanto o segundo e terceiro colocados são agraciados com medalhas de prata e bronze, respectivamente.

Ao término da competição, são concedidos reconhecimentos individuais pelo desempenho ao longo do torneio e na fase final. Os principais prêmios são: troféu Oscar Schmidt: Jogador com maior média de pontos na temporada, troféu Wlamir Marques: Melhor jogador da Fase de Classificação, troféu Ary Vidal: melhor técnico da temporada.

Além desses prêmios, são concedidos reconhecimentos para os seguintes líderes:

Melhor armador
Dois melhores alas
Dois melhores pivôs
Atleta que mais evoluiu em relação a temporada anterior
Atleta revelação (sub 21 – idade referente ao ano de início da temporada)
Melhor sexto homem
Melhor defensor
Melhor atleta estrangeiro
Trio de arbitragem
Árbitro revelação
Melhor árbitro da competição

Os vencedores desses prêmios são escolhidos por votação dos jornalistas esportivos e especialistas da área.