Helinho, técnico da Seleção Brasileira de Basquete masculino, concedeu entrevista exclusiva ao Esportelândia, na última sexta-feira (23), após a vitória do Brasil sobre o Paraguai.
Com o placar de 108 x 43, a Seleção Brasileira estreou com o pé direito nas Eliminatórias da AmeriCup 2025. A partida aconteceu no Ginásio Wlamir Marques, do Corinthians.
Helinho revela como une conhecimentos de seus ídolos no basquete
Durante a entrevista ao Esportelândia, Helinho falou sobre suas referências no basquete. Segundo o treinador, a grande referência é seu próprio pai, Hélio Rubens, que foi atleta e técnico de basquete.
Mas, para o técnico da Seleção Brasileira, os ensinamentos aprendidos com seu pai vão além das quadras e do próprio esporte.
Claro que eu, por ter jogado, e agora com o técnico, ter meu pai ter jogado com o técnico, ele é uma grande referência para mim. E um legado que ele deixou, outro dia até me perguntaram isso. Foi não abrir mão dos fatores que ele tinha dentro, que ele construiu junto com ele“, disse Helinho.
Ver essa foto no Instagram
Já em relação à NBA, Helinho escolheu o técnico Gregg Popovich como sua inspiração. Atual técnico do San Antonio Spurs, Popovich também já comandou a seleção dos Estados Unidos no basquete.
Por exemplo, para mim, o Gregg Popovich é uma baita referência, que eu admiro muito. E claro, procurando sempre fazer prevalecer esse legado de não abrir mão dos valores, independentemente do que está acontecendo dentro da quadra.
Quer saber mais sobre o basquete brasileiro? Acesse nossos outros conteúdos:
- De Mineiro a Lebron James: Gui Abreu detalha ídolos que moldaram seu estilo de jogo
- Helinho compartilha os segredos para Seleção Brasileira de Basquete atingir o sonho olímpico
- Gui Abreu revela “receita mágica” para o Brasil chegar às Olimpíadas
- Técnico do Brasil, Helinho analisa como Yago Mateus é essencial na Seleção
- Gui Abreu fala pela primeira vez após substituir Didi Louzada na Seleção Brasileira: “Tenho muita qualidade”
- Calendário do Pré-Olímpico de Basquete Masculino: o caminho do Brasil rumo às Olimpíadas
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.