Na há como negar que o Brasil sempre produziu nomes de peso na história do automobilismo mundial. É possível afirmar que hoje Gabriel Bortoleto desponta como piloto de maior destaque do país, mas Rafael Câmara está buscando seu espaço.

Na manhã deste domingo (29), o jovem de apenas 19 anos de idade conquistou o título da FRECA, categoria de base do automobilismo, disputada com carros da Fórmula 3, na Europa. Mais uma troféu de grande importância para um competidor brasileiro nos últimos anos.

Depois de Gabriel Bortoleto, Rafael Câmara aparece como destaque rumo à Fórmula 1

Rafael Câmara é campeão da FRECA

Piloto da academia da Ferrari, Rafael Câmara conquistou da Fórmula Regional European Championship by Alpine, popularmente conhecida como FRECA. Depois de terminar a corrida 2 da etapa de Barcelona na 4ª posição, o brasileiro assegurou o título de 2024.

A vida do atleta da Prema ficou ainda mais fácil quando o seu rival direto na briga pela campeonato acabou batendo e abandonando a corrida na primeira curva. A conquista do torneio foi decidida com uma corrida de antecedência.

Rafael Camara campeão Freca (1)
Piloto da academia da Ferrari vence título da FRECA (Divulgação)

Natural de Pernambuco, no nordeste, Rafael Câmara chegou aos 266 pontos na tabela e não pode mais ser ultrapassado por outros competidores, mesmo com a última etapa ainda por vir, que será realizada no circuito de Monza na Itália.

Nova geração e sonho pela Fórmula 1

Com o título da FRECA, Rafael Câmara começa a ganhar grande destaque no universo do automobilismo. Sonhando com uma futura vaga na Fórmula 1, o brasileiro deve disputar a F3 em 2025. Caso possua um bom desempenho, poderá seguir em busca do objetivo principal.

Vale lembrar que Gabriel Bortoleto, cotado como o próximo piloto do Brasil na F1, foi campão da Fórmula 3 na última temporada. Antes dele,  Felipe Drugovich ficou com o título da Fórmula 2 há duas temporadas. O histórico revela uma excelente safra de competidores no país verde e amarelo.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: