Montando uma equipe para transformar o projeto na Fórmula 1 em realidade, a Audi contratou um nome famoso para comandar a equipe, o ex-Ferrari Mattia Binotto.
Novas equipes surgem na Fórmula 1 com frequência. A última escuderia a ser “criada” foi a CashApp RB F1Team, uma extensão da Red Bull Racing, famosa por mudar o nome no decorrer dos anos. Assim, em 2026, a Sauber se tornará a Audi F1 Team.
Mattia Binotto volta a Fórmula 1 para comandar a Audi
O italiano foi o principal engenheiro e chefe de equipe da Ferrari na Fórmula 1 entre 2019 e 2022.
No entanto, o descontentamento dos pilotos com as estratégias de corrida e desempenhos abaixo do esperado fizeram com que Mattia Binotto fosse retirado do cargo logo após a temporada 2022. Agora, retorna para ser Diretor de Operações e Diretor Técnico da Audi F1 Team
O retorno de Mattia Binotto surpreendeu o mundo da Fórmula 1 porque a Audi já tinha um nome para assumir a escuderia na modalidade: Andreas Seidl, engenheiro e gerente de automobilismo da Sauber, responsável pela primeira contratação da futura equipe, o piloto Nico Hülkenberg.
Por que a Sauber vai se tornar Audi em 2026?
A Audi comprou 100% da Sauber para poder tomar seu lugar no grid da Fórmula 1. A montadora alemã tinha essa ambição desde 2022, mas apenas em 2026 poderá entrar de fato na modalidade.
Em 2023, a escuderia operou com o nome de Alfa Romeo. O fim do acordo com a marca italiana trouxe de volta o nome original, Sauber, e vai continuar usando motor Ferrari até que a Audi faça sua estreia. A partir daí a própria empresa vai produzir os motores.
Audi estreia na Fórmula 1 com novo regulamento de motores
O novo regulamento de motores que estará em vigência a partir da temporada 2026 aponta que os carros devem ser mais leves. Atualmente, o peso mínimo de um motor na Fórmula 1 é de 150 quilos.
Além disso, o regulamento aponta outras mudanças, como um carro mais curto e estreito para terem uma agilidade melhor nas pistas, proporcionando, assim, mais entretenimento e disputa nos Grandes Prêmios.
Ver esta publicação no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos sobre tudo o que cerca a Fórmula 1:
- Verstappen treta com engenheiro da Red Bull no GP da Hungria: “Estratégia de mer…”
- Lewis Hamilton dá invertida em Lando Norris após pilotos se estranharem no fim do GP da Hungria
- Fernando Alonso fica revoltado com decisão da FIA e detona entidade no GP da Hungria
- Max Verstappen se revolta com críticas a Sérgio Pérez na F1
- Ex-Fórmula 1 aconselha Max Verstappen a tomar decisão crucial em relação à Mercedes
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.