Em uma entrevista recente ao podcast Motorsport Brasil, o ex-piloto brasileiro Felipe Massa refletiu sobre sua carreira na Fórmula 1.

Durante a entrevista, que pode ser conferida abaixo, Massa acabou abordando o polêmico final da temporada de 2008, quando perdeu o título de campeão mundial em circunstâncias que envolvem acusações de manipulação de resultados.

Felipe Massa falou sobre os momentos decisivos daquela temporada, discutiu a dinâmica interna da equipe Ferrari e as situações que contribuíram para a perda do campeonato.

Felipe Massa fala sobre falta de sorte nas pistas

Felipe Massa começou explicando como era a política interna da Ferrari em relação à competição entre os pilotos durante o período em que esteve na equipe.

O brasileiro comentou que, até um certo ponto da temporada, os dois pilotos tinham liberdade para disputar o título, mas a equipe só tomava uma decisão quando a reta final do campeonato se aproximava.

Em 2007, 2008 e 2009, até meu acidente, era uma situação muito clara, os dois pilotos tinham até a corrida de Spa para disputar.

Depois, quem estivesse na frente seria o primeiro piloto da equipe.

A disputa com Kimi na temporada de 2007

O brasileiro também relatou sobre a temporada de 2007, quando seu companheiro de equipe Kimi Räikkönen conquistou o título mundial.

Felipe Massa falou que a sorte não esteve ao seu lado naquela temporada, especialmente em momentos decisivos.

Em 2007 eu tive uma falta de sorte. Até a corrida anterior a de Spa eu estava na frente do Kimi. Eu ia chegar com dois pontos a mais que ele lá em Spa, onde ele ganhou e eu cheguei em segundo.

Eu tinha totais condições de disputar o título em 2007, mas a sorte acabou me tirando porque quebrou meu carro em Monza e eu perdi bastante ponto.

Mesmo com as adversidades em 2007, Felipe Massa seguiu na disputa pelo título em 2008, em uma temporada marcada por altos e baixos e pela polêmica envolvendo a possível manipulação.

Felipe Massa relembra título perdido em 2008 na Ferrari Erros fazem parte, manipulação não
Massa após conquistar o primeiro lugar em corrida de 2008 (Reprodução/ Icon Sports)

Massa abre o jogo sobre manipulação em 2008

Sobre 2008, Felipe Massa comentou que, assim como no ano anterior, problemas mecânicos e outros fatores acabaram comprometendo suas chances de se consagrar campeão.

Naquela temporada, a disputa pelo título chegou ao auge no GP do Brasil, última etapa do campeonato, onde Massa venceu a corrida, mas viu o título escapar na última volta, quando Lewis Hamilton conseguiu ultrapassar Timo Glock e conquistar o campeonato.

Esse episódio se tornou um dos mais dramáticos da Fórmula 1 e marcou profundamente sua carreira. Além dos problemas mecânicos e das circunstâncias das corridas, Felipe Massa mencionou outro fator que ele considera inaceitável: a manipulação de resultados.

Em sua fala, o ex-piloto brasileiro deixou claro que, enquanto os imprevistos são uma parte natural do esporte, a manipulação não pode ser tolerada. “A sorte, as batidas, as quebras fazem parte do nosso meio. Mas manipulação não”, afirmou Massa.

Felipe Massa relembra título perdido em 2008 na Ferrari Erros fazem parte, manipulação não
Bandeira de suporte ao Massa sobre 2008 (Reprodução/ Icon Sports)

Relembre a temporada de 2008

Massa se referiu ao escândalo envolvendo o GP de Singapura em 2008, quando foi revelado que a Renault ordenou que seu piloto, Nelson Piquet Jr., batesse propositalmente para favorecer o companheiro de equipe Fernando Alonso, que venceu a corrida.

Essa manobra acabou prejudicando Massa, que liderava a prova e, após um erro nos boxes causado pela entrada do safety car, perdeu posições valiosas.

Veja mais assuntos sobre automobilismo: