A temporada de 2024 da Fórmula 1 foi marcada por importantes discussões sobre o futuro de Max Verstappen, que, mesmo com a consolidação de seu quarto título mundial, ainda gera especulações sobre sua continuidade na Red Bull após 2028.
O tetracampeão tem contrato com a equipe, mas já afirmou que avaliará periodicamente os próximos passos de sua carreira. Rubens Barrichello, ex-piloto da F1, comentou sobre o cenário de Verstappen.
O brasileiro destacou que, com o enorme sucesso do piloto, ele teria provavelmente recebido ofertas de outras escuderias, abrindo espaço para várias possibilidades de mudança no futuro.
Rubens Barrichello comenta o futuro de Max Verstappen na Red Bull após 2028
Max Verstappen tem contrato com a Red Bull até 2028, mas com o crescimento da competição na Fórmula 1, muitos questionam se ele permanecerá por tanto tempo na mesma equipe.
Barrichello, em declarações recentes no Flow Podcast, destacou que Verstappen é tão talentoso que quase todas as equipes devem ter feito uma proposta para o piloto holandês, considerando sua habilidade e o atual domínio da Red Bull.
Estamos loucos esperando 2025 para ver se a Red Bull vem ou não vem forte, porque o Verstappen deve ter tido quase todos os contratos na mão para decidir sair. Quase todas as equipes devem ter feito uma oferta para ele.
Se ele não aceitou, deve ter pensado assim: ‘Será que eu perdi o timing?'. É aí que a gente vê a motivação do piloto. Que ele é muito bom, mas muito bom, a gente não tem dúvidas.
As mudanças na Fórmula 1 que podem impactar na saída de Verstappen da Red Bull a partir de 2026
As mudanças previstas na F1 a partir de 2026 também são um fator importante a ser considerado por Max em suas decisões futuras.
Com a alteração nos regulamentos de motorização, a Red Bull mudará sua parceria com a Honda para a Ford, e isso pode influenciar diretamente o desempenho do carro.
“Essas mudanças vão afetar a condução dos carros e, dependendo de como isso acontecer, isso pode impactar minha decisão”, disse Verstappen em entrevista.
A entrada de novos fabricantes como Audi e a mudança da Mercedes também são questões que podem fazer o piloto repensar sua continuidade na equipe austríaca.
O impacto da mudança de regulamento na F1
Com a entrada de novos fabricantes de motores e outras mudanças significativas, como a chegada da Audi em 2026 e a provável reconfiguração das equipes, a F1 pode viver uma nova fase de competitividade.
A Mercedes, por exemplo, busca um novo nome para substituir Lewis Hamilton, e Verstappen sempre foi considerado um candidato forte, o que aumenta ainda mais a especulação sobre seu futuro.
No entanto, Barrichello acredita que Max continuará sendo uma peça-chave na Red Bull, a menos que haja uma mudança drástica na dinâmica da competição.
Rubens Barrichello avalia a temporada 2024 de Max Verstappen
Por fim, Barrichello avaliou o ano de 2024 de Verstappen. Anteriormente, o ex-Ferrari havia comentado que a única chance do holandês perder o título da Fórmula 1 era se vacilasse muito.
Eu sempre falei: tem chance de algum outro piloto ganhar [a Fórmula 1 2024]? Só se o Verstappen perder. Ninguém ia conseguir conquistar, porque ele tinha uma distância [de pontos] muito grande.
Esse título foi merecido mais do que qualquer outro. Calha de ter uma coincidência, e eu não gosto de falar de coincidência, mas quando o [Adrian] Newey anuncia que vai sair [da Red Bull], de repente, o carro perde performance. E aí ele [Max] foi sustentando [a vantagem].
Ver essa foto no Instagram
Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.