O mundo dos esportes tem muito brilho, conquistas, mas também muitas vezes esconde alguns escândalos. Um dos mais recentes aconteceu no Atletismo, nos Jogos Mundiais Universitários de Verão, na prova dos 100 metros. A corrida eliminatória teve um momento inusitado protagonizado pela atleta da Somália Nasra Ali Abukar, que teve um desempenho muito abaixo das adversárias.

Entenda o caso de nepotismo no Atletismo na prova de 100 metros

A prova eliminatória era para a classificação nos 100 metros ocorreu na China. Na ocasião, a brasileira Gabriela Silva Mourão venceu com o tempo de 11.58 segundos e foi a vencedora da bateria. Entretanto, a atleta Nasro Abukar Ali terminou com 21.81 segundos. Foi confirmado o caso de nepotismo, já que ela é sobrinha de um político na Somália.

A suposta atleta usou um traje totalmente diferente das demais. Com uma roupa que cobria praticamente todo o corpo e que mostrava que ela estava fora de forma. Além disso, a maneira como ela corria já demonstrava que havia alguma coisa errada com a competidora.

Quem é Nasra Ali Abukar e porque essa polêmica?

O jornal britânico Daily Mail já descreveu a prova de Nasra Ali Abukar como a corrida de 100 metros mais lenta da história em competições internacionais”. Ela é sobrinha do vice-presidente da Federação de Atletismo da Somália, Khadija Adan Dahir, e que sua escolha para os Jogos Universitários Mundiais foi exclusivamente devido ao nepotismo. Depois que a polêmica veio à tona, o Ministério dos Esportes da Somália decidiu suspender Khadija Adan Dahir de seu cargo.

A sobrinha foi alvo de críticas pelo desempenho abaixo na prova, já que ela chegou 10 segundos depois e muito atrás das outras adversárias. Até a imprensa da Somália destaca que a mulher tem uma experiência limitada nas corridas. Isso deixou outros esportistas indignados, já que outra mulher melhor qualificada poderia estar representando o país no atletismo.