A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou oito velocistas para o Camping Nacional de Revezamento 4x100m masculino. As atividades vão ocorrer entre os dias 21 e 24 de janeiro, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP).

Para selecionar os atletas, foram utilizados os critérios da própria CBAt. Com isso, os escolhidos foram os representantes do país no Mundial de Budapeste, que ocorreu na Hungria e nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile.

Camping Nacional de Revezamento
Camping Nacional de Revezamento (Foto: CBAt)

Para completar a lista, os atletas mais bem posicionados no Ranking Brasileiro dos 100m de 2023 também foram convocados.

Lista de velocistas convocados para o Camping Nacional de Revezamento 4x100m masculino

Erik Cardoso

O atleta do SESI-SP fez história para o Brasil nos 100m rasos. Isso porque se tornou o primeiro velocista brasileiro a correr abaixo dos 10 segundos no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, que foi realizado em julho do ano passado.

Com a marca de 9s97, quebrou o recorde nacional de Robson Caetano, que era de 10s00. Além disso, também ficou com a medalha de prata na competição, garantindo sua classificação para as Olimpíadas de Paris.

Felipe Bardi

Também atleta do SESI-SP, Felipe Bardi foi mais um que quebrou a barreira dos 10s nos 100m. Inclusive, a inspiração para que conseguisse tal feito foi justamente em Erik Cardoso, a quem considera como um amigo.

Rodrigo do Nascimento

Rodrigo do Nascimento, que é atleta do Pinheiro-SP, tem diversos feitos importantes em sua carreira. Entre eles, foi medalhista mundial e também campeão pan-americano.

Paulo André Camilo de Oliveira

Em julho de 2023, o atleta Paulo André Camilo de Oliveira, do CAES-ES, venceu os 100m do Troféu Brasil de Atletismo. Isso aconteceu após o atleta ficar fora das competições por mais de um ano.

Jorge Henrique Vides (Pinheiros-SP)

O atleta, do Pinheiros-SP, foi chamado para o revezamento 4×100 m, vai disputar também os 200 m, ambos no Mundial de Budapeste, na Hungria.

Renan Gallina (AA Maringá-PR)

Com o percurso realizado em 20.37 segundos, Renan Gallina se tornou o campeão de atletismo mais jovem do Pan e ainda quebrou um tabu. Visto que, desde 1999, que nenhum brasileiro conquistava a medalha de ouro na prova.

Gabriel Aparecido Garcia (ACA-SC)

Gabriel Aparecido Garcia, que é atleta do ACA-SC, foi um dos velocistas que disputou o Troféu Bandeirantes, no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo.

O atleta ficou com a medalha de bronze ao completar a prova no tempo 10s10, abaixo de Felipe Bardo e de Rodrigo Pereira do Nascimento.

Vinícius Rocha Moraes (Associação Pés Velozes-SP)

Atleta da Associação Pés Velozes-SP, Vinícius Rocha Moraes disputou o Troféu Brasil de Atletismo, em julho do ano passado. E, na prova dos 100m, ficou entre os 10 primeiros, com o tempo de 10s5.