Os Jogos da Juventude reúne todos os estados do Brasil e vários esportes desconhecidos da maioria da população, como o caso do Wrestling. Com isso, Fabian Villacorta, 15 anos, saiu do interior do Amazonas para conquistar duas medalhas na modalidade. O atleta superou grandes desafios para brilhar, como viajar sete dias para conseguir treinar.
Fabian competiu na categoria de 55kg e desbancou atletas favoritos ao longo da competição para faturar duas medalhas para o Amazonas.
+ Coração no wrestling: jovem da Bahia participa dos Jogos da Juventude
Caminho de Fabian no wrestling até chegar os Jogos da Juventude
O jovem participou de uma seletiva no Amazonas para conseguir chegar aos Jogos da Juventude. Desta forma, os desafios já começaram muito antes de chegar a Ribeirão Preto, lugar aonde aconteceu a competição.
Primeiro eu tive que participar de uma seletiva para os Jogos da Juventude. Eu sou do interior, de Benjamin Constant. Eu viajo 7 dias para treinar, uma viagem de barco para Manaus. É muita emoção ganhar duas medalhas nos Jogos da Juventude. Meu sonho era ganhar a medalha de ouro nesta competição e também consegui levar em outro estilo, fiquei com o terceiro lugar no greco-romano”, disse emocionado o atleta.
Fabian já estava feliz de competir com outros lutadores de todo o Brasil e ficou ainda melhor com as medalhas conquistadas dentro do tatame. A experiência adquirida nesses dias de evento serão essenciais para a continuidade da carreira do atleta.
Treinador explica as dificuldades vividas pelos atletas do Amazonas
Davi Brito é diretor técnico da Federação de Wrestling do Amazonas. O objetivo era chegar aos Jogos da Juventude o mais forte possível. Com uma equipe bem preparada, o saldo é positivo, já que levaram três medalhas de ouro e duas de prata.
Tínhamos a esperança de outras medalhas, mas infelizmente todos estados estão bastante fortes na competição. Nós não conseguimos conquistar por equipe, ficamos nas quartas de finais contra o São Paulo, mas agora é voltar para a nossa cidade e corrigir os erros”, analisou sobre o desempenho do time.
A Federação de Wrestling tem um trabalho no interior do Amazonas, em dois municípios com a distância de aproximadamente 2 mil quilômetros. Para sair do Amazonas, só existem duas formas, ou aéreo, ou de barca. E em alguns municípios não tem como ser aéreo, porque não tem pista de pouso nem para o avião pequeno.
Davi foi explicando sobre a questão do recurso financeiro e como isso afeta todos os atletas, inclusive o campeão Fabian.
Ele passa sete dias de barco para chegar de Benjamin Constant a Manaus, e na volta de Manaus para Benjamin são seis dias. A gente até brinca com ele, quando está nessa viagem parece que só vê a água, o barco e o céu. Além disso, Fabian treina no teto do barco para perder peso e é assim que consegue chegar em Manaus.
Em alguns momentos, tem apoio e ele consegue o transporte aéreo de Tabatinga, uma cidade mais próxima de Benjamin. Isso faz com que a viagem fique 40 minutos de uma lancha rápida, chamada de voadeira.
Fabian está cercado de pessoas que ajudam a lapidar seu talento no wrestling
Wendel Barbosa é o coordenador técnico da Federação Amazonense de Wrestling. Ele fez questão de relembrar que o Fabian é um atleta que foi descoberto por meio de um projeto chamado “Bom de Luta”, do vice-presidente da Confederação Brasileira, Professor Valdecir Silva.
O intuito era montar um projeto justamente para identificar os atletas do interior que não tinham muitas oportunidades de participar de alguma competição de luta.
Ele passa sete dias no barco, são 1.700 quilômetros da capital manauara, nosso transporte é aéreo ou fluvial. Os custos do fluvial são menores, por isso que ele passa esse tempo no barco. Fabian tem um professor cubano que veio para o Brasil e trabalha através da prefeitura de Benjamin Constant.
Família de Fabian vencedora no esporte
Fabian vem de uma família que já tem um campeão. Trata-se do seu irmão Ronal Dante, que faturou o ouro na categoria 85kg, nos Jogos da Juventude, em 2022. Esse ano, Fabian repetiu o feito do irmão mais velho e saiu vitorioso da competição.
Ver essa foto no Instagram
Você ama outros esportes além de Wrestling? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Tipster no Esportelândia. Jornalista formado na UniCarioca. Passou por Futebol na Veia, PL Brasil e Coluna do Fla. Está no Esportelândia desde 2022.