Sabia que a arte milenar da tatuagem Yantra é utilizada por vários lutadores de Muay Thai? Conheça a relação entre luta e sak yant

O Yantra, estilo de tatuagem milenar com origens no Sudeste Asiático, é uma técnica bastante utilizada por lutadores de Muay Thai. Sabia disso? Para entender a relação poderosa entre desenhos na pele e artes marciais, confira nosso texto especial abaixo.

Eu tenho certeza que você vai adorar as particularidades da cultura tailandesa. Portanto, ao final do conteúdo, vamos te mostrar uma loja com roupas bem maneiras para você dar um upgrade no guarda-roupa. Vem com a gente!

Relação entre Yantra e Muay Thai

Yantra Muay Thai
O Yantra é uma técnica milenar de tatuagem

O Yantra, também conhecida como sak yant ou sak yan, é uma técnica de tatuagem que surgiu no Sudeste Asiático. Embora suas raízes estejam fincadas no Camboja, foi na Tailândia que, de fato, se popularizou.

Acredita-se que esse tipo de tattoo tenha surgido há dois mil anos, quando guerreiros da antiga região de Angkor cobriam seus corpos com desenhos e escrituras. Carregadas de significados simbólicos como poder, força, imponência e sorte, as tatuagens tinham como principal objetivo proteger os soldados de ataques inimigos.

O estilo do Yantra é bem específico: precisa ser geométrico, ter linhas contínuas e conter outros aspectos estéticos específicos. Pode ser executado (ou não) com bambu, pois esse era o instrumento de trabalho usado pelos antepassados.

As temáticas mais abordadas no sak yant são: figuras simétricas, divindades, palavras escritas no dialeto local e animais como tigre, elefante e serpente.

Com o passar do tempo, o Yantra virou tradição. Não à toa, sobreviveu ao tempo e ainda pode ser visto na pele de diversas pessoas, principalmente militares e lutadores.

É aí que o Muay Thai entra na jogada. Como já explicamos aqui na Esportelândia, a luta nasceu na Tailândia. O sak yant, portanto, casa perfeitamente com a filosofia da modalidade e com as artes marciais de uma maneira geral.

Muitos praticantes do Muay Thai costumam aplicar o estilo Yantra na pele com o intuito de se aproximar da ancestralidade e ostentar o poder que se acredita ter nas tatuagens. Afinal, lutadores deste esporte também vivenciam uma “guerra particular” em cada duelo disputado – claro, no sentido figurado da coisa.

Camiseta Tigres Gêmeos

Camiseta Calça Thai
Camiseta Tigres Gêmeos da loja Calça Thai

Se você gostou da profunda relação entre sak yant e Muay Thai, com certeza vai se interessar por essa camiseta animal. A loja Calça Thai criou uma estampa inspirada nos Tigres Gêmeos, desenho bastante explorado por amantes do estilo Yantra, sobretudo profissionais de ocupações perigosas como artistas marciais.

Além de linda, obviamente, a camiseta é totalmente vegana, ou seja, confeccionada 100% em algodão. Produzida artesanalmente por tailandeses, o modelo é fresquinho para o dia a dia e combina muito bem tanto com calças quanto bermudas, principalmente aquelas de cor única. Simplesmente um arraso!

Coleção de camisetas da Calça Thai

coleção Sak Yan
Coleção Sak Yant da loja Calça Thai

A coleção Sak Yan da loja Calça Thai é composta por três modelos incríveis inspirados na tatuagem Yantra. Um você já conhece: a estampa Tigres Gêmeos.

Existem outras duas pra variar o seu guarda-roupa: Eremita, focada na divindade Rusi Borrommakru, e Guardião, cujo desenho representa Thao Ves Su Van, o Deus dos Gigantes.

Todas elas são 100% algodão e confeccionadas manualmente por tailandeses. Além de se aproximar da cultura local, a produção vegana também respeita o meio ambiente e os animais. Combo perfeito para você que procura beleza e comércio justo.

Conheça a loja Calça Thai

calça thai
Loja Calça Thai

Fundada em 2015 por amantes da cultura tailandesa, a Calça Thai é uma loja de roupas inspirada na cultura do país. A empresa leva esse nome, pois o seu principal produto, a calça larga, é usada diariamente utilizada por habitantes do norte da Tailândia.

Além das calças largas, que foram adaptadas para a atualidade – porém sem perder as raízes históricas – a loja também disponibiliza em seu catálogo outros itens como camisas, camisetas, bolsas, quimonos e máscaras laváveis.

As roupas da Calça Thai possuem preço justo e qualidade absurda. Além disso, são desenvolvidas dentro de uma política de comércio sustentável, que respeita seus clientes e valoriza seus funcionários. Vale a pena dar uma conferida!

Gosta de artes marciais? Então confira essas sugestões:

Salvar