O técnico da Seleção Brasileira Feminina de vôleiZé Roberto revela segredo para o Brasil voltar ao topo na próxima Olimpíada, que será realizada em Los Angeles 2028.

Em entrevista ao CNN Esportes S/A, realizada no último domingo (25), o tricampeão olímpico comentou o que será necessário. Dentre os principais destaques, ele ressaltou a importância de um bom investimento na base.

Eu acho que onde a gente deixa mais a desejar é quando a gente fala do vôlei de base.

Zé Roberto revela segredo para o Brasil voltar ao topo na próxima Olimpíada

José Roberto Guimarães está à frente da seleção feminina de vôlei desde 2003 e defende a importância da base desde sempre. Dono e gestor do projeto de vôlei em Barueri, atualmente, o treinador comanda o THY na Liga Sultanlar, da Turquia.

Para ZRG, o segredo para o Brasil retornar ao topo é o investimento nas categorias de base.

Eu acho que o segredo, na realidade, está aí. Quando a gente tem uma boa gestão na base e um bom investimento na base. Nós não temos leis no Brasil que nos amparem, então isso acaba dificultando muito o trabalho.

Hoje a gente não tem uma quantidade de jogadoras adequada para manter o nível do voleibol brasileiro lá em cima (falando do feminino). A gente faz mágica.

Zé Roberto Guimarães durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Divulgação/Volleyball World)
Zé Roberto Guimarães durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Divulgação/Volleyball World)

Após seis meses morando em solo turco, o experiente treinador falou sobre a diferença entre a base do voleibol brasileiro, comparado ao investimento feito na Turquia e na Itália.

Eu vejo o trabalho lá na Turquia (hoje eu moro lá), acompanho a Itália, acompanho o desenvolvimento dos outros países. Eles estão na nossa frente em relação ao trabalho de base. A gente está sofrendo muito nessa reposição. 

Se a gente não tiver uma mudança de estrutura para o esporte no Brasil, a gente vai sofrer muito. A gente precisa de uma lei que nos ampare, que nos dê respaldo, assim mais clubes irão investir e vão querer fazer.

Siga no mundo do vôlei e confira outras notícias: