Atuando como ponteira e oposta, Tifanny foi um dos destaques do Osasco na última edição da Superliga Feminina de vôlei. A atleta também chamou a atenção pelo fato de ser a primeira transexual no maior torneio do esporte no Brasil.

Suas atuações fizeram com que seu nome fosse especulado na Seleção Brasileira, mas isso nunca aconteceu. A atleta afirmou que nunca houve nada e também falou sobre as regras que a Federação Internacional impõe.

Tifanny afirma que cumpriu todas as regras da Federação Internacional

Em entrevista ao podcast Ataque Defesa, Tifanny falou sobre uma possível convocação para a Seleção Brasileira. A atleta enumerou as regras que a Federação Internacional impõe para uma trans.

Em 2019 ou 2020, a Federação fez uma nova regra para pessoas trans, liberando uma mulher trans por seleção. Tinham regras complicadas: cirurgia, não ser muito diferente das outras meninas (por exemplo, não pode haver atleta de 2,17 metros no feminino). Então tem umas regras.

Então, Tifanny revelou que nunca houve sequer uma conversa sobre convocação. E admitiu que, pela sua idade, 39 anos, já não deve ser mais possível que faça parte.

Eu cumpri todas, porém nunca tive uma convocação. Nunca conversaram comigo e, para mim, tudo bem. Primeiro porque agora já estou com certa idade. É muito difícil, eu sei que o treinamento delas é muito pesado, é diário, não é fácil.

Importância de representar a Seleção Brasileira

Tifanny também ressaltou que, caso estivesse na Seleção Brasileira, seria muita visibilidade. Mesmo que estivesse apenas no banco. Para ela, abriria portas de inclusão para as outras meninas.

Mesmo sem uma oportunidade entre as melhores atletas do país, Tifanny afirmou que não tem mágoas ou ressentimentos:

Eu não tenho ódio também disso, porque talvez o meu trabalho seja abrir espaço ainda no esporte. Não consegui entrar na seleção, não tive o espaço na seleção. Tudo bem, eu continuo amando minha seleção e amando o meu país.

Aqui você fica atualizado sobre tudo o que acontece no vôlei brasileiro! Basta acessar nossos outros conteúdos: