O Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino está pegando fogo com tamanho equilíbrio e grandes partidas. A primeira competição do calendário da temporada 2023/24 dos times mineiros acontece entre os dias 2 de setembro e 21 de outubro. A saber, o Sada Cruzeiro conquistou as últimas 13 edições do torneio.

Sendo assim, nesta quarta-feira (27), o Itambé MinasSada Cruzeiro se enfrentaram no primeiro clássico da temporada. A equipe minastenista perdeu para o time celeste por 3 x 0, na Arena UniBH. Após a partida, Gui Novaes, técnico do Minas, conversou com o Esportelândia e projetou grande participação dos times do estado na Superliga. Confira!

Minas não consegue se impor e é derrotado pelo Sada Cruzeiro

A primeira partida envolvendo os dois últimos finalistas da Superliga Masculina de Vôlei foi equilibrada no início, mas teve uma perda de intensidade da equipe minastenista. Sendo assim, o Sada Cruzeiro aproveitou e levou a melhor após grande atuação coletiva, os visitantes anotaram um 3 x 0, com parciais de 23/25, 20/25 e 23/25. 

O jogo na Arena UniBH foi muito acirrado no começo, com ambas as equipes alternando pontos pontos, assim o primeiro set só foi decidido no detalhe. O placar apontava um empate em 20 x 20, mas o Sada Cruzeiro  atacou bem e arrancou para fechar a parcial em 23 x 25, depois de um ponto de Wallace.

Nos dois sets seguintes, o Minas perdeu um pouco da intensidade, mesmo buscando a reação, errou nos momentos chaves. Desse modo, o Cruzeiro aproveitou as oportunidades e triunfou no clássico. Com um ataque veloz e bloqueios assertivos, o time celeste abriu seis pontos de frente no segundo set e administrou o placar, triunfo por 20 x 25.

A última parcial da partida guardou uma boa reação do time mandante, que buscou uma diferença de seis pontos, saíram de um 8 x 15 para 22 x 23. Porém, o Sada Cruzeiro chegou ao match point depois de atacar bem, e com um erro no saque de Isaac fechou o marcador em 23 x 25.

Gui Novaes vê equipes mineiras muito forte para Superliga

Itambé Minas e Sada Cruzeiro são dois dos principais times de Vôlei do Brasil. Além disso, outro fato que tem chamado a atenção é que cinco dos seis times do Campeonato Mineiro Masculino 2023 estão na principal divisão Nacional da categoria.

Assim como os atuais finalistas, Araguari, Azulim Monte Carmelo e Montes Claros América vão disputar a Superliga 2023/24. O Juiz de Fora Vôlei, também conhecido como JF Vôlei, vai jogar a Série C do torneio brasileiro.

A derrota do Minas para o Sada Cruzeiro foi a terceira no campeonato. Dessa maneira, Gui Novaes, treinador do Minas, foi questionado sobre como o nível do estadual prepara e anima para a disputa da Superliga Masculina de Vôlei. O comandante não pensou duas vezes e cravou:

Com certeza, é um campeonato duríssimo, são cinco equipes que não serão coadjuvantes na Superliga. As cinco equipes chegam com grandes aspirações e sem dúvida nenhuma, esse alto nível eleva também as nossas qualidades, a nossa equipe. Então, é estar focado, continuar trabalhando forte para apresentarmos um voleibol cada vez melhor e gerar resultado, que é o que importa”.

A última Superliga dos times de Minas Gerais

Na última edição do principal torneio de vôlei do país quatro equipes mineiras jogaram a divisão principal: Itambé Minas, Sada Cruzeiro, Araguari e Montes Claros América. As duas primeiras equipes citadas foram as finalistas após grande campeonato jogado, que terminou com o título do time celeste.

Já Araguari e América terminaram na 9ª e 10ª posição, respectivamente. Por outro lado, o Azulim Monte Carmelo foi vice-campeão da Superliga B e subiu para a principal divisão. Sendo assim, Minas Gerais vai ter quase 50% das vagas na elite da Superliga 2023/24. E com o nível apresentado até agora animam para irem muito longe no torneio Nacional.

A próxima rodada do Campeonato Mineiro

Os jogos da próxima rodada do Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei prometem muitas emoções e adrenalina para os fãs do esporte. Dessa maneira, Araguari e Azulim Monte Carmelo jogam no sábado (30), às 19h, em Araguari.

Na sexta-feira (29), o Sada Cruzeiro volta a quadra contra o JF Vôlei, às 19h, em Juiz de Fora. Por fim, Itambé Minas vai enfrentar o Montes Claros América, em Montes Claros, no Norte de Minas. A partida é no domingo (1), às 14h.

Foto destaque: Hedgard Moraes/MTC