O Sesi Bauru venceu o Barueri por 3 x 1 no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista de Vôlei Feminino 2021, na última quarta-feira (6). Assim, o Bauru largou na frente pela busca de uma vaga na final do campeonato. Apesar disso, o Barueri causou um grande desconforto para o atual líder do torneio. O confronto foi no ginásio Panela de Pressão e, pela primeira vez após a pandemia, com torcida.
Assista aos melhores momentos de Sesi Bauru x Barueri
1º set: erros de saques marcam set vitorioso do Sesi
Em princípio, o Sesi se destacou com jogadas pelo fundo. Em especial, na posição 6. Com um bom momento de Bauru, Vívian (levantadora) e Jheovana (oposta) entraram em quadra como alternativa de José Roberto Guimarães. Após uma sequência de saque de Nia Reed pelos mandantes, Diana descontou para o Barueri. O 1º set foi marcado por erros de saques de ambos os lados, especialmente das Chiquititas.
Ainda com vantagem para o adversário, Zé Roberto pediu seu segundo tempo. Nia, oposta americana de Bauru, foi um dos grandes destaques do set e, assim, marcou um belo ponto, fechando o set em 25 x 19. Apesar de alguns bons lances da equipe visitante, o time entregou 12 pontos em erros para o adversário.
2º set: Barueri iguala o jogo com boa atuação de Karina
O set começou com um erro da oposta de Barueri. Por outro lado, Nia Reed seguiu se destacando com muitos pontos e bastante técnica. Em seguida, Drussyla marcou o primeiro ponto de saque dessa semifinal. O 2º set se mostrou mais disputado. O Barueri, conhecido pelo trabalho com jovens e promissoras centrais, não estava utilizando até o momento. Em contrapartida, Sabrina Groth entrou para sacar pelo Sesi e fez um ace.
Já pelo lado de Barueri, Zé Roberto fez a inversão com Vívian e Jheovana para tentar mudar o jogo. Adenízia marcou um ponto de bloqueio e comemorou com seu jeito característico, chamando a torcida. Apesar disso, Karina tentava a reação pelos visitantes, tendo uma atuação excelente e sendo a segunda maior pontuadora do jogo até então, atrás apenas de Nia Reed.
Quando estava 24 x 21, Pamela entrou para sacar pelo Barueri. Após dois grandes saques, sendo um ace, o placar se aproximou. Com 24 x 23, Zé Roberto voltou com a ponteira Gleici. Com isso, ela marca seu primeiro e – provavelmente – mais importante ponto. Assim, o Barueri fechou em 25 x 23. Dessa forma, as Chiquititas vencem seu 1º set contra Sesi pela primeira vez em todo o Campeonato Paulista.
3º set: duelo acirrado e Mara decisiva
Ainda com um bom aproveitamento, Lorena marcou os dois primeiros pontos de Barueri. No entanto, os erros voltam a aparecer no lado da equipe de José Roberto Guimarães. Dos oito pontos do Sesi até então, metade foram por erros próprios das jovens jogadoras. Apesar disso, o Bauru também melhorou o ritmo de jogo. Em especial o fundamento do bloqueio. Então, o Barueri tentou a inversão de 5 x 1. Entretanto, não deu certo e logo foi desfeita.
Vale destacar que o jogo das centrais de Bauru ainda não havia entrado totalmente. Contudo, Karina apareceu novamente e marcou dois pontos, quase que em seguida, explorando o bloqueio do Sesi. O placar seguia apertado em 19 x 18, depois 23 x 23, até que Mara apareceu com os dois últimos pontos do Sesi, sendo um deles uma largada na Jogada China e outro em um ataque pela frente.
4º set: a consolidação da vitória do Sesi Bauru
Quem terminou o terceiro set, iniciou o quarto. Ou seja, Mara abriu a pontuação com os dois primeiros pontos de Bauru. Foram eles um bloqueio em cima de Lorrayna e um ataque pela frente. Apesar disso, as centrais de Barueri também continuam a confirmar a presença. Lorena e Diana marcam o segundo e terceiro ponto das Chiquititas, respectivamente.
No saque viagem, Lorrayna marcou um belo ponto no corredor. Vale ressaltar também a grande e consistente partida das líberos de ambos os times: Nyeme e Laís. Passes majoritariamente na mão, altas defesas e poucos erros. Em seguida, Mara colocou a bola no chão, surpreendendo o bloqueio do Barueri. O jogo seguia ponto a ponto. Em síntese, a bola aberta de Karina já estava marcada. Sendo assim, o técnico campeão olímpico pediu tempo e orientou Jacke para fazer a uma “Czinha” com a ponteira.
Essa jogada consiste em puxar a atacante para uma bola mais curta. Dessa forma, surpreende o bloqueio adversário – o qual permanece aberto. Na volta para a quadra, essa jogada foi feita e funcionou perfeitamente. Entretanto, seguiu de um erro de saque da central Diana. Diferentemente dos últimos dois sets, o placar abriu vantagem para Bauru com dois aces de Adenízia. O Barueri não desistiu e continuou lutando em cada ponto. A ponteira Ana Luiza Rüdiger entrou para sacar e realizou dois bons saques. No entanto, explorando o bloqueio, Sabrina Groth fechou o set em 25 x 22 para o Sesi.
📌 Bauru larga na frente!
No primeiro jogo da semifinal, o Sesi Bauru venceu o Barueri por 3×1 (25/19, 23/25, 25/23 e 25/22) e abriu 1×0 na série.
📷 Sesi Vôlei Bauru/Divulgação pic.twitter.com/Lh1eRH6sL4
— Block Brasileiro (@BlockBrasileiro) October 7, 2021
Sesi Bauru x Barueri – E agora?
Com a largada na frente do Sesi, a equipe de Barueri precisa da próxima vitória. O segundo jogo da semifinal será no sábado (9), às 21h30 (horário de Brasília), em Barueri. Além disso, haverá transmissão no SporTv 2.
Foto destaque: Divulgação / Sesi Bauru
Jornalista em formação. Escolhi esse curso porque gosto muito da área de comunicação, sempre gostei de ler e escrever e me identifico com essa profissão. Tenho experiência com trabalho em equipe e com mídias sociais. Atuante na escrita com produção de textos multimídia e a adaptação destes conforme os diferentes públicos-alvo. Igualmente operante no setor audiovisual com fotografias, vídeos e edição. Integrante da equipe de comunicação da Atlética UniCarioca. Também fui responsável pelo campo administrativo e criativo da página exclusiva do voleibol. Fui componente de um programa de rádio sobre o setor cinematográfico e integro um grupo especializado em imagens: Estudo avançado em Fotografia- EAF. Já desempenhei a função de monitora de fotografia e faço parte da pastoral da comunicação- PASCOM.
Tenho objetivo de crescer como profissional e aproveitar todo aprendizado. Possuo comprometimento, proatividade e busca constante por conhecimento.