Ana Cristina se lesionou durante a vitória do Brasil contra a França na VNL 2025. A ponteira sentiu dores na perna esquerda, precisou de ajuda para sair da quadra e terminou o jogo em uma cadeira de rodas.

Auxiliar técnico de Zé Roberto Guimarães, Paulo Coco falou após o jogo e revelou que a atleta fará exames ainda hoje. Mas afinal, o que exatamente aconteceu com Ana Cristina? E qual o impacto disso nos próximos jogos da Seleção?

A fala de Paulo Coco após a lesão de Ana Cristina

O Brasil venceu a França por 3 sets a 2 na madrugada desta quinta-feira (10), em um jogo tenso e repleto de reviravoltas. No entanto, a maior preocupação ficou com a lesão de Ana Cristina logo no segundo set.

Ela vai fazer um exame agora para entender o que sentiu, mas eu vi o movimento. Ela saltou e caiu com a perna direita, mas foi a esquerda que sentiu.

Quando saltou, parece que esticou um pouco, e ela disse que foi parecido com o que sentiu na Turquia este ano, mas lá voltou bem. Vamos ver. Vamos torcer para que não seja nada.

A imagem da ponteira sendo retirada de quadra, visivelmente com dores, comoveu fãs nas redes sociais. Durante a transmissão, foi possível vê-la sendo amparada pela equipe médica e, em seguida, colocada em uma cadeira de rodas para o restante da partida.

Brasil venceu, mas saiu abalado

A Seleção começou mal e perdeu o primeiro set por 25 x 23. A saída de Ana Cristina, ainda no início do jogo, obrigou Zé Roberto a colocar Helena, que correspondeu bem, com quatro pontos. Com destaque para Gabi e Diana, o Brasil virou e venceu o segundo set por 25 x 21.

Na terceira parcial, o Brasil desabou na passagem de saque de Iman Ndiaye. A oposta francesa fez oito pontos seguidos e as europeias fecharam por 25 x 17. Com Roberta no saque e uma atuação firme de Helena, a Seleção empatou: 25 x 21.

O tie-break foi dominado desde o início, com três bloqueios seguidos de Diana e um rally espetacular de 38 segundos que incendiou a torcida. Vitória brasileira por 15 x 11, mas o clima de incerteza pairou sobre a quadra após a cena envolvendo Ana Cristina.

Situação clínica segue indefinida

O diagnóstico oficial ainda não foi divulgado. Segundo Paulo Coco, a atleta fará exames ainda hoje para avaliar a gravidade da lesão. Até o momento, a comissão técnica trabalha com cautela.

Enquanto isso, a torcida brasileira segue na expectativa e nas orações para que Ana Cristina não tenha sofrido uma lesão grave e possa retornar à competição ainda nesta fase da VNL.

Quando Ana Cristina volta às quadras?

Ainda não há prazo oficial para o retorno da ponteira. Tudo dependerá dos exames médicos. Caso seja apenas uma contratura leve, existe a chance de ela estar de volta em breve. Em casos mais sérios, a atleta pode ser poupada por segurança.

Quem pode substituir Ana Cristina na VNL?

Helena entrou muito bem e pode assumir o papel de ponteira titular nas próximas partidas. Além dela, Zé Roberto pode escalar Rosamaria como alternativa ofensiva. A Seleção conta com elenco forte e versátil.

Qual a próxima partida do Brasil na Liga das Nações?

A Seleção Brasileira volta à quadra nesta sexta-feira (11), às 7h20 (horário de Brasília), para enfrentar a Polônia. Será o último jogo da terceira semana da fase classificatória da VNL 2025.

Melhores momentos de Brasil x França na VNL 2025

Já que você gosta de vôlei, continue lendo mais sobre aqui no Esportelândia:

Eric Filardi Content Coordinator

Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.