Júlia Kudiess entrou de vez para a história da Liga das Nações de Vôlei. A central da Seleção Brasileira de Zé Roberto Guimarães se tornou a maior pontuadora em bloqueios na fase de grupos da história da competição, com 52 pontos, igualando.
Aos 22 anos, a jogadora do Minas superou marcas que pertenciam a nomes consagrados do vôlei mundial, como a compatriota Carolana. E o mais impressionante: ela ainda tem chances reais de quebrar o recorde geral da VNL. Mas até onde Júlia pode chegar?
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Júlia Kudiess lidera ranking e desafia recorde absoluto da VNL
Júlia Kudiess brilhou na fase classificatória da VNL 2025 e já garantiu lugar entre as maiores bloqueadoras da história. A atleta tem números superiores às melhores nesta estatística contando fase classificatória + fase final.
Se ela mantiver a média de 4,72 bloqueios por jogo, vai ultrapassar o recorde geral de Carolana (63) nas finais. Com o jogo de hoje, frente ao Japão, Júlia chegou a 52 bloqueios na VNL 2025.
A média de 4,55 bloqueios por partida é simplesmente absurda. E vale lembrar: ela ficou fora de um jogo. Se atuar em todas as partidas restantes, Júlia pode se isolar como a maior bloqueadora da história da competição.
Além dos 52 bloqueios, Júlia Kudiess acumula 118 pontos na VNL, sendo:
- 60 de ataque
- 6 de saque
- 52 de bloqueio
Ela é a terceira maior pontuadora da Seleção Brasileira, atrás apenas de Ana Cristina e Julia Bergmann. Ela é jovem, talentosa e está cada vez mais confiante sob o comando de Zé Roberto Guimarães.
Maiores bloqueadoras da VNL (fase de grupos + finais):
- 2018 Korneluk (POL) – 52 bloqueios
- 2019 Aleksić (RUS) – 47 bloqueios
- 2021 Eda (TUR) – 46 bloqueios
- 2022 Carol – 63 bloqueios
- 2023 Korneluk (POL) – 48 bloqueios
- 2024 Carol – 50 bloqueios
- 2025 Kudiess – 52 bloqueios (somente fase classificatória)*
Carreira meteórica desde a base
Nascida em Brasília, em 2003, Júlia joga no Minas desde a base. Aos 15 anos, já atuava em competições profissionais. Com o clube, já soma títulos importantes como Superliga, Copa Brasil e Campeonato Sul-Americano.
Na Seleção, estreou em 2022 contra a China, em plena Liga das Nações. Desde então, foi vice-campeã mundial e vice da própria VNL.
Prêmios individuais e consagração
- MVP do Sul-Americano de Clubes 2024
- Revelação da Superliga 2023/24
Com apenas 22 anos e 1,92cm de altura, Kudiess já é tratada como herdeira natural de Thaísa Daher. Pela estatura, postura e, agora, pelos números. A atleta também já foi comparada com Carolana e Fabi Claudino.
Qual o recorde de bloqueios na VNL?
O recorde absoluto é de Carol, com 63 bloqueios em 2022 (somando fase classificatória e finais). Júlia Kudiess tem 52 e pode ultrapassá-la se chegar às finais da VNL 2025.
Quantos jogos o Brasil pode fazer até o fim da VNL?
O Brasil fez sua 12ª partida na VNL 2025 hoje, contra o Japão. Entretanto, Júlia não jogou uma partida, tendo 11 jogos. Agora, o Brasil tem quartas de final (13ª) e, se seguir avançando, pode chegar à semifinal (14ª) e final (15ª).
Júlia Kudiess tem chances de ir aos Jogos Olímpicos?
Sim. Com atuações tão consistentes e impactantes, Júlia é nome praticamente certo na lista de Zé Roberto para Los Angeles 2028.
Já que você gosta de vôlei, continue lendo mais sobre aqui no Esportelândia sobre Zé Roberto e suas pupilas:
- Zé Roberto aponta falha grave no vôlei brasileiro: “Vão ficar bravos comigo, mas preciso dizer”
- Veja 35 frases de vôlei famosas de jogadores e técnicos
- Zé Roberto ganha REFORÇO DE PESO para a terceira semana da VNL
- CENTRAL DE ELITE! Paredão de Zé Roberto na VNL é anunciada em time peruano e enlouquece torcida
- ‘Tretada’ com Thaísa, turca se rende à duas jogadoras de Zé Roberto na Seleção Brasileira