Pilar da Seleção Brasileira nos últimos anos, Lucão anunciou sua aposentadoria da equipe de Bernardinho após o final das Olimpíadas de Paris 2024.

No entanto, após ser eleito o melhor jogador da Superliga Masculina, o central não descartou um retorno no futuro.

O central revelou uma conversa com Bernardinho e confirmou que não retorna em 2025, mas deixou as portas abertas para voltar à Seleção Brasileira.

Lucão confirma papo com Bernardinho e fala sobre Seleção Brasileira

Em entrevista ao UOL após o fim da última Superliga Masculina, Lucão foi sincero ao dizer que conversou com Bernardinho sobre a Seleção Brasileira.

Apesar de confirmar sua ausência da equipe em 2025, o MVP da Superliga Masculina afirmou que vai viver um ano de cada vez e também que nunca disse não para a Seleção.

Esse ano está descartado. Como eu falei, continuo a conversa com o Bernardo. Se eu soubesse que há quatro anos, na minha idade, estaria em 100% de condições, eu iria para a seleção brasileira.

Se tem uma coisa que eu nunca falei, foi não para vestir a camisa da seleção brasileira. Tenho que ver como vou estar ano que vem com a minha idade, não sei como vou estar no outro ano. Então, eu tenho que viver um ano de cada vez, entender meu corpo um ano de cada vez.

”Conversei com Bernardinho. Quem sabe eu possa voltar da aposentadoria para a Seleção”
Lucão disputou quatro Olimpíadas com o Brasil (2012, 2016, 2020 e 2024) – [Volleyball World]

“Quem sabe eu possa voltar”

Apesar de anunciar aposentadoria da Seleção Brasileira, Lucão afirmou que ainda pode retornar ao elenco comandado por Bernardinho no futuro.

Esse ano eu sofri bastante com dores crônicas. Então, eu preciso zerar meu corpo, dar uma acalmada, porque foram 20 anos, desde 2005 sem parar. Então eu preciso dar um tempo para minha família, que eu nunca tive.

Vou tirar um pouquinho de férias, descansar. Ano que vem está longe ainda vamos ver como vai ser esse ano de competição para que, quem sabe, eu possa voltar [da aposentadoria] para a Seleção.

A aposentadoria de Lucão

Após a derrota do Brasil para os Estados Unidos nas Olimpíadas de Paris 2024, Lucão indicou sua aposentadoria da Seleção de Bernardinho.

São 19 anos sem férias, oito anos sem participar de um aniversário do meu filho, sem estar presente em casa. Tem uma geração nova chegando com força e que vai ter que ralar bastante.

Infelizmente, eles pegaram o voleibol com o maior nível de igualdade de todos os tempos. A gente vai torcer bastante, vai acompanhar bastante, o que puder ajudar, a gente vai ajudar.

Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.