O circuito da ATP do tênis possui diversos atletas com um tipo de jogo único. Assim, exceto quando se possui uma lesão, os tenistas tentam esticar ao máximo suas carreiras como profissionais. Porém, na contramão desse fluxo, Nick Kyrgios, o australiano de 28 anos, promete encerrar a carreira precocemente por um motivo muito curioso. Confira!
Além disso, o ex-top 20 do ranking da ATP, também fez outra revelação que chocou algumas pessoas durante esta semana.
Quem é Nick Kyrgios
O tenista australiano sempre foi muito talentoso e agressivo em quadra. Na sua carreira juvenil foi número um do ranking da ITF, também faturou o título do Australian Open Juvenil, em simples, e de Wimbledon, ambos em 2013.
Já na carreira profissional, Nick Kyrgios se apresentou ao circuito ATP após derrotar Rafael Nadal, até então número um do mundo, em Wimbledon 2014. Desse modo, chegou nas quartas de final na grama sagrada inglesa. Depois chegou a 11 finais, conquistando sete títulos em simples.
Nas duplas, possui 100% de aproveitamento em finais, levantando quatro troféus, incluindo o do Australian Open 2022, ao lado de Thanasi Kokkinakis. A saber, os dois foram os primeiros tenistas convidados pela organização do torneio a ganhar a competição.
My brother. Always got you https://t.co/IqEDTGtuzl
— Nicholas Kyrgios (@NickKyrgios) January 29, 2022
A aposentadoria precoce
O australiano segue lutando para voltar as quadras em 2023. Na atual temporada, Kyrgios ficou afastado a maior parte do tempo devido às suas lesões, uma no joelho e outra no pulso. Dessa maneira, o tenista acabou por disputar apenas uma partida, no ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha, na qual foi derrotado por Yibing Wu, na estreia do torneio.
Nesta semana, ainda se recuperando e entrando no ritmo para voltar as competições, Nick Kyrgios falou sobre seu futuro. Ao Tennis Majors, o talentoso jogador confidenciou como planeja sua aposentadoria do tênis e colocou o álcool como possível responsável por sua retirada do circuito ATP:
O cronograma está fora de controle, mano! Eu estou ficando velho, tenho 28, mas com toda a bebida e festa eu tenho 57 anos. 33 é insano. Não vou jogar até os 33 anos. Depois que eu for embora, você nunca mais me verá.
Porém, se engana quem pensa que o australiano não se vê em quadra após a aposentadoria. Esta semana no Ultimate Tennis Showdown, Nick Kyrgios atuou como treinador de Frances Tiafoe, atual top 10 do ranking da ATP. Assim, vislumbrou continuar a parceria em um futuro, talvez, não muito distante:
Acho que gostaria de treinar e ser o técnico em tempo integral de Frances Tiafoe. Isso seria uma loucura.
perfect chaos….. pic.twitter.com/QphsuMjIZy
— Nicholas Kyrgios (@NickKyrgios) July 22, 2023
O próximo passo de Nick Kyrgios
Enquanto a aposentadoria não chega, o australiano vai buscar voltar ao circuito ATP na próxima semana. Nick Kyrgios estava inscrito no ATP 500 de Washington, mas desistiu da disputa alegando que ainda não se recuperou totalmente de suas lesões.
O torneio, sediado nos Estados Unidos, acontece entre os dias 31 de julho e 6 de agosto. O atual campeão da competição é justamente Nick Kyrgios, no ano passado ele derrotou Yoshihito Nishioka na final. A título de curiosidade, o australiano possui três troféus do ATP 500 de Washington: dois em simples em 2019 e 2022, e um em duplas, ao lado de Jack Sock, também conquistado no ano passado.
Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.