Com o passar dos anos o mundo do tênis teve diversos jogadores que marcaram a história do esporte da bolinha amarela. Desse modo, um desses grandes tenistas foi Roger Federer, o suíço colecionou muitos fãs e admiradores com o seu estilo de jogo e conquistas de sua carreira.
Por outro lado, não são todas as pessoas que pensam que Federer foi sempre o melhor jogador, Fernando Gonzalez, lenda do tênis chileno, afirmou que foi melhor que ele. Além disso, o tenista sul-americano contou outras curiosidades sobre o passado dos dois. Confira!
One of the biggest forehands in tennis… 💪
Happy 43rd Birthday to @fergonzalezel! 🎉 pic.twitter.com/m4BjpJSuAs
— Tennis TV (@TennisTV) July 29, 2023
O currículo no tênis de Roger Federer
O tenista suíço se retirou do circuito profissional em 2022. Ao longo de sua carreira, Roger Federer ergueu 103 troféus de simples e oito de duplas, além de ter sido vice-campeão em outros 60 torneios. O palmares do suíço conta com 20 títulos de Grand Slam, 28 Masters 1000 e uma medalha de ouro na Olímpiada de Pequim, em 2008.
As realizações individuais de Roger Federer são terminar como líder do ranking da ATP em cinco anos, de 2004 até 2007, e depois em 2009, ao todo foram 310 semanas, sendo 237 seguidas. Dessa maneira, o tenista se uma das principais referências do esporte, assim conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo e visto por muitos como o maior jogador de tênis de todos os tempos.
Beautiful day out 🙌🏼🙌🏼 https://t.co/PpLkX5cZ4z
— Roger Federer (@rogerfederer) June 21, 2023
Fernando Gonzalez julga Roger Federer como tenista
A caminhada no mundo do tênis do chileno e o suíço começou ainda na época juvenil, Gonzalez era considerado o melhor da categoria. O tenista chileno, dono de 11 troféus no profissional, contou um pouco de como foi a convivência com Roger Federer na período anterior a profissionalização dos dois jogadores.
Em conversa com a TNT Sports, o chileno abriu o jogo e disse que Federer não era um bom tenista quando jovem e não estava nem entre os medianos:
Conheço Roger Federer desde os 12 ou 13 anos e devo dizer que, nessa idade, ele era mau. Lembro-me perfeitamente que, nos torneios sub-14, eu era o melhor do mundo e o Federer não estava entre os bons”.
Fernando Gonzalez ainda contou como a relação de amizade entre os dois começou e a maneira que a lenda suíça o impressionou:
Ele era um ano mais novo e nessa idade isso é muito perceptível pela questão física. Fiquei impressionado por ele não hesitar em se aproximar de mim e me fazer muitas perguntas. Estabelecemos um relacionamento muito bom e estávamos sempre juntos naquela época”.
Ver essa foto no Instagram
Duelos entre Gonzalez e Federer na era profissional
Como sempre é esperado os duelos da categoria juvenil torna a se repetir no circuito profissional da ATP. Desse modo, com os dois amigos não foi diferente, o chileno e o suíço travaram 13 duelos pela ATP, com Federer levando a melhor por 12 x 1. Todos os jogos aconteceram entre 2004 e 2009.
Dessa maneira, Federer ganhou as 10 primeiras partidas contra Gonzalez. No ano de 2004, o suíço triunfou no Masters 1000 de Indian Wells, por 6/3 e 6/2, e no de Hamburgo por 7/5 e 6/1. Em 2005 foram mais três vitórias: Monte-Carlo, Roland-Garros e Wimbledon, já em 2006 foram quatro, Monte-Carlo, Masters 1000 do Canadá, Madrid e Basel, 2007 no Australian Open.
Por outro lado, Fernando Gonzalez teve sua única vitória no Masters Cup, atual ATP Finals, em 2007, por 2 x 1, com parciais de 3/6, 7/6 (1) e 7/5. Porém, em 2008, Federer voltou a derrotar o chileno em Roland-Garros. Logo depois, em 2009, o Masters 1000 de Indian Wells marcou o último duelo entre os dois, o suíço ganhou por 2 x 1, com parciais de 6/3, 5/7 e 6/2.
Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.