A segunda-feira (3) marcou mais um capítulo histórico para o tênis brasileiro. Aos 19 anos, João Fonseca atingiu o melhor ranking da carreira e apareceu oficialmente como número 24 do mundo após a atualização da ATP.

A ascensão consolida uma temporada que colocou João como o maior destaque do país no circuito desde a era de Gustavo Kuerten. Até hoje, os melhores brasileiros da história do ranking foram Guga (1º) e Thomaz Bellucci (21º).

João Fonseca deve se manter no top 30 ao final da temporada

João Fonseca fecha a temporada com 1.657 pontos e deve manter-se no top-30 mesmo com o fim dos torneios de 2025.

Os únicos que ainda podem ultrapassá-lo nesta reta final são o italiano Luciano Darderi e o francês Arthur Rinderknech, mas nada ameaça o recorde já estabelecido pelo brasileiro.

O último torneio de Fonseca foi em Paris, na derrota para Karen Khachanov na segunda rodada do Masters 1000. Mesmo assim, os 50 pontos somados foram suficientes para levá-lo ao 24º lugar, coroando um ano em que conquistou dois ATPs e dois challengers.

O primeiro grande título veio em Buenos Aires. O maior aconteceu semanas depois, na Basileia, quando ergueu o troféu de um ATP 500 e deixou a Europa com o maior prêmio da carreira.

Somando as campanhas nos quatro Grand Slams, Fonseca ultrapassou a marca de 1 milhão de dólares em premiação e confirmou a melhor temporada de um tenista brasileiro desde 2017.

João Fonseca supera Fernando Meligeni

No ranking histórico, o jovem superou Fernando Meligeni, que chegou a ser o 25º em 1999, e igualou Thomaz Koch, top-24 em 1974. A lista agora tem apenas dois nomes à frente dele:

  1. Gustavo Kuerten – 1º do mundo em 2000

  2. Thomaz Bellucci – 21º do mundo em 2010

  3. João Fonseca – 24º do mundo em 2025

Siga no mundo do tênis e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.