O Brasil está de olho em João Fonseca. E não é só o público, o maior nome da história do tênis nacional também. Guga Kuerten, tricampeão de Roland Garros, rasgou elogios ao jovem.

Guga fez questão de deixar um recado claro: “Fonseca é espantoso, mas precisa de tempo”. O ex-número um do mundo também aproveitou para fazer um alerta ao tenista de 18 anos.

Na visão de Kuerten, João precisa confiar no seu próprio processo e nos seus treinamentos.

Guga enaltece João Fonseca

Em entrevista ao Lance, Guga Kuerten destacou todo o potencial de João Fonseca e se mostrou confiante com a trajetória construída pelo jovem até o momento.

Para o João, qualquer local que ele for, o recado é de permanecer e confiar no processo de treinamento, educação, empenho para se dedicar, ele está conhecendo o circuito. Tirar experiência de toda e qualquer partida, vitória e derrota.

Estou confiante de que ele está fazendo uma trajetória bastante eficaz. Ele vive experiências boas e consegue aprender com uma velocidade fora do comum. Em breve, eu vou ter que ouvir dele o que fazer em todas as quadras do mundo.

“Agora é hora de incentivar”

Em outra entrevista, dessa vez ao SporTV, Guga encheu João Fonseca de elogios e classificou a promessa como: “Espantoso e assombroso”.

O João é espantoso, assombroso. Ao mesmo tempo, é admirável e, também, da nossa parte, precisa ser respeitoso, porque ele tem tempo para alcançar o estágio que queremos e imaginamos.

Existe um processo de amadurecimento, todo um descobrir do circuito por meio de vitórias e derrotas. Aí o atleta começa a mostrar sua cara, vontade, coragem. Até onde posso chegar? É a grande encruzilhada.

Em seguida, o ex-número um do mundo comentou que é a hora de Fonseca receber incentivos e destacou a confiança de João.

Agora é hora de incentivar o João, principalmente o papel do Gui como treinador, dar tempo de respiro e espaço e, ao mesmo tempo, se preparar para momentos como Buenos Aires.

Como foi comigo em Roland Garros, em um dia achava que era 5 do mundo e no outro achava que era 500. Ganhei o torneio em 14 dias e só estava pronto para vencer.

O João tem essa característica, se a bola começa a entrar, a confiança cresce. Pode ganhar do 5º, 10º, número 1 do mundo, em um momento de inspiração.

Por fim, Guga ressaltou que ainda falta mais experiência para João Fonseca e que é necessário preservar o jovem.

São detalhes e vejo que ele está bem amparado. Precisa de quilometragem, de rodagem, ver os próximos anos. 2030 vai chegar, essa é uma certeza que a gente tem. Precisamos preservá-lo agora para lá analisar e ver os altos e baixos.

Siga no mundo do tênis e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.