O torneio de Wimbledon é o principal campeonato disputado sobre a grama no mundo do tênis. A saber, este ano foi a 136ª edição do torneio londrino e contou com grandes jogos e histórias. Sendo assim, o último capítulo da chave feminina de Wimbledon 2023 vai acontecer neste sábado (15), às 10h (horário de Brasília).
A grande decisão do torneio entre Marketa Vondrousova e Ons Jabeur promete ser eletrizante e com grande emoção até o último ponto. Confira tudo sobre a final de Wimbledon 2023.
Amazing rallies being ended decisively…
Feast your eyes on Day 11's Hot Shots ?#Wimbledon pic.twitter.com/cfc2Zrvq8U
— Wimbledon (@Wimbledon) July 13, 2023
A competitiva chave de simples feminina de Wimbledon 2023
Inicialmente, Iga Swiatek, Aryna Sabalenka e Elena Rybakina eram as favoritas para conquistar o troféu de Wimbledon 2023. Porém, o torneio de simples feminino contou com uma chave cheia de emoções, com grandes duelos e surpresas ao longo do caminho.
Sendo assim, Marketa Vondrousova e Ons Jabeur se superaram e conquistaram a tão sonhada vaga na final de Wimbledon 2023. As duas tenistas fizeram uma campanha com muita agressividade e equilíbrio. Confira!
A thrilling rally from a thrilling match ?
Sensational, @SabalenkaA ?#Wimbledon pic.twitter.com/ZgRqT4KSgP
— Wimbledon (@Wimbledon) July 13, 2023
A trajetória de Marketa Vondrousova até à final de Wimbledon 2023
A tenista tcheca é a 42ª posição do ranking da WTA. Dessa maneira, ela é uma grata surpresa na final do torneio. Outro fator que contribuiu para esse status é que Vondrousova nunca tinha passado da segunda rodada de Wimbledon. A saber, é a quinta participação de Marketa Vondrousova na chave principal.
Por outro lado, contrariando as expectativas, a tcheca fez a sua melhor campanha na grama sagrada. Para chegar na final, Vondrousova eliminou: Peyton Stearns, Veronika Kudermetova, Donna Vekic, Marie Bouzkova, Jessica Pegula e Elina Svitolina. Ao longo de toda a disputa de Wimbledon, a tcheca perdeu apenas dois sets. Além disso, o seu jogo agressivo e a maneira como aproveitou as oportunidades criadas também são destaques.
Vondrousova se torna a PRIMEIRA tenista que não é cabeça de chave a atingir a final de Wimbledon na Era Aberta. Derrotou a ucraniana Elina Svitolina e aguarda Jabeur ou Sabalenka: pic.twitter.com/gyU9wcvBu4
— Break Point (@BreakPointBR) July 13, 2023
O caminho de Ons Jabeur até à final de Wimbledon 2023
A tunisiana é a atual vice campeã do torneio. Assim também, é a sexta colocada do ranking da WTA. As duas credenciais colocaram Jabeur no segundo escalão de favoritas ao título. Sendo assim, a tenista não decepcionou e superou as expectativas, com um jogo muito equilibrado e uma força mental absurda chegou na decisão de Wimbledon 2023.
Ons Jabeur está disputando o principal campeonato sobre a grama pela sexta vez na carreira. Dessa maneira, em suas campanhas anteriores, a tenista foi eliminada primeira rodada duas vezes, uma na segunda e nas quartas e foi vice-campeã ano passado.
Para chegar na sua segunda final, Jabeur eliminou: Magdalena Frech, Zhuoxuan Bai, Bianca Andreescu, Petra Kvitova, Elena Rybakina e Aryna Sabalenka. Ao longo de toda a disputa de Wimbledon, a tunisiana cedeu apenas três sets. Os seus diferenciais foram os poucos erros cometidos, a força mental para virar as partidas e o aproveitamento das oportunidades de quebras criadas.
Ons Jabeur vence Aryna Sabalenka e volta à final de #Wimbledon pelo segundo ano seguido!
A tunisiana saiu de 6/7 e 2/4 e demonstrou belo poder de reação.
Aryna precisava da vitória para ser número 1.
Jabeur enfrenta Vondrousova.#WimbledonNaESPN #WimbledonNoSportv https://t.co/AvJ4lS87pJ
— Marcela Linhares (@ma__linharess) July 13, 2023
O retrospecto entre Marketa Vondrousova e Ons Jabeur
Como dito anteriormente, a disputa da final de Wimbledon 2023 promete ser cheia de emoções. Visto que as duas tenistas tem feito um jogo muito agressivo ao longo do torneio. Além disso, o confronto direto entre Marketa Vondrousova e Ons Jabeur está 3 x 3.
A tcheca triunfou em Praga por 6/3, 3/0 e desistência de Jabeur, em 2015. Posteriormente, no Australian Open por 2 x 1, com parciais de 6/1, 5/7 e 6/1, e em Indian Wells por 7/6 (5) e 6/4, ambas em 2023. Já Ons Jabeur ganhou por duplo 6/3, em Sunrise, no ano de 2016. No WTA de Eastbourne por 6/3 e 7/6 (4), em 2021, e no WTA 250 de Stuttgart por 2 x 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/3, em 2022.
It all comes down to this.@Ons_Jabeur ? @VondrousovaM #Wimbledon pic.twitter.com/ffcOClgvyL
— wta (@WTA) July 13, 2023
Onde assistir a final feminina de Wimbledon 2023
O torneio londrino possui cobertura televisiva e online. Sendo assim, os canais Sportv e ESPN passam na TV fechada. Do mesmo modo, o Star+ vai transmitir pelo seu streaming. Já no Youtube oficial de Wimbledon são postados os melhores momentos, entrevistas e outras curiosidade do torneio. Por fim, para relembrar, a final acontece neste sábado (15), às 10h (horário de Brasília).