O torneio de Wimbledon 2023 está chegando nos seus momentos decisivos. Dessa maneira, a chave de simples feminina rendeu as grandes emoções da rodada de semifinal. A saber, a grande decisão de Wimbledon está marcada para o dia 15 de julho.

Neste sentido, nesta quinta-feira (13), Elina Svitolina e Marketa Vondrousova brigaram por uma vaga na final do Grand Slam inglês. Confira!

A chave de simples feminina de Wimbledon 2023

O torneio de simples feminino contou com uma chave muito parelha. Desse modo, a disputa de Wimbledon 2023 contou com grandes duelos e surpresas ao longo do caminho. Com isso, algumas coisas que não faltaram foram emoções e grandes jogos estratégicos.

Neste ínterim, Elina Svitolina foi responsável pela eliminação de Iga Swiatek, a principal cabeça de chave de Wimbledon, e anotou sua vaga na semifinal. Do mesmo modo, Marketa Vondrousova, com um jogo muito equilibrado, faz sua melhor campanha na grama sagrada inglesa. Assim, as duas se qualificaram para buscar a primeira vaga na final de Wimbledon 2023.

Marketa Vondrousova se sobressai e disputará final

A primeira semifinal da chave feminina de Wimbledon 2023 entregou muita emoção na reta final. O duelo entre Elina Svitolina, ex-top 5 do ranking da WTA e convidada da organização, e Marketa Vondrousova, as gratas surpresas do campeonato, foi emocionante. Após 1h15 de batalha, Vondrousova triunfou por duplo 6/3. Assim, a tcheca avançou para a grande decisão de Wimbledon 2023.

A primeira parcial começou muito equilibrada, mas na reta final as quebras de serviços apareceram e Vondrousova se destacou. Sendo assim, as duas tenistas trocaram uma quebra de saque e a disputa ficou 3/3. Porém, Vondrousova cresceu na reta final do set, fez 13 dos últimos 17 pontos disputados. Desse modo, no 7º e 9º games, voltou a vencer o saque de Svitolina, fez 6/3 e saiu na frente na disputa.

Por outro lado, o segundo set teve contornos de tensão e emoção, mas terminou igual ao primeiro. Marketa Vondrousova começou com tudo, pressionou o saque de Svitolina e quebrou duas vezes seguidas para abrir 4 x 0. Quando parecia que a tcheca iria encaminhar a vitória, Svitolina reagiu devolveu as quebras e diminuiu a diferença para 3/4.

Assim, a ucraniana foi para o saque para se manter viva na briga pela final, mas Marketa Vondrousova freou a rival. No 8º game Svitolina estava sacando, entretendo a ucraniana cometeu quatro erros e teve seu saque quebrado pela 3ª vez. Logo depois, Vondrousova serviu para fechar o jogo, confirmou o saque e fechou a disputa com outro 6/3.

Marketa Vondrousova busca o primeiro troféu de Grand Slam

Atualmente na 42ª posição do ranking da WTA, a tcheca vai buscar sua primeira conquista de Grand Slam da carreira. A saber, é a segunda vez que Marketa Vondrousova alcança a final de um torneio desse porte, a tenista foi vice-campeã de Roland-Garros, em 2019

Em Wimbledon, esta já é a melhor campanha de Vondrousova. Dessa maneira, a tcheca faz uma trajetória histórica na sua quinta vez na grama sagrada londrina. Para chegar na final, a tcheca eliminou quatro cabeças de chave: Veronika Kudermetova, 12ª, Donna Vekic, 20ª, Marie Bouzkova, 32ª, Jessica Pegula, 4ª. Além disso, derrotou Peyton Stearns, na primeira rodada, e Elina Svitolina, na semifinal. 

Na final de Wimbledon, a tcheca vai enfrentar a vencedora de Ons Jabeur x Aryna Sabalenka, que jogam neste momento. O confronto direto com Jabeur está 3 x 3, já diante de Sabalenka, Vondrousova perde por 4 x 2. A grande decisão é neste sábado (15), mas ainda não possui horário definido.