O primeiro Grand Slam da temporada terminou com uma final de alto nível entre o italiano Jannik Sinner x Daniil Medvedev, o russo que evoluiu muito o seu jogo. A Classificação do Aberto da Austrália 2024 foi preparada pelo Esportelândia para te ajudar a entender os duelos e o caminho até o troféu.

O Aberto da Austrália começou no dia 13 de janeiro e terminou 28 de janeiro, com a grande final. Jannik Sinner venceu o título no torneio masculino. Já pelo lado feminino, a bielorrussa Aryna Sabalenka se tornou bicampeã do Grand Slam.

Classificação do Aberto da Austrália 2024

A competição internacional do tênis é muito disputada e o sonho dos tenistas do circuito. Os atletas da elite buscam sair com vitórias e o título. Com isso, muitos nomes do tênis mundial, tanto no masculino como no feminino, deixaram sua marca e brilho neste Grand Slam. Desta forma, veja com ficou a classificação do Aberto da Austrália 2024.

No entanto, a disputa do torneio feminino também contou com nomes de peso e com mulheres com vontade de vencer e conseguir o Grand Slam da Austrália. Desta forma, a campeã é Aryna Sabalenka, a bielorrussa entrou como favorita e confirmou com o troféu no torneio. A brasileira Bia Haddad Maia foi a força do Brasil na competição, contava com boas chances de surpreender, mas caiu na terceira rodada.

Bia enfrentou na terceira rodada, Maria Timofeeva. A tenista russa surpreende com seu desempenho, mesmo tão nova. A jovem tem 20 anos e um título na carreira e faz uma boa competição. Desta forma, é muito perigosa. Portanto, Bia terá que mostrar a agilidade e força que são características da brasileira contra a sensação do Australian Open.

Formato da Classificação do Aberto da Austrália 2024

A estrutura da Classificação do Aberto da Austrália de 2024 é definido seguido alguns pontos. Assim, o torneio acontece em Melbourne, Austrália. Desta forma, a competição conta com 128 jogadores masculinos e 128 jogadoras femininas.

Os participantes serão distribuídos em 16 chaves, cada uma composta por 8 jogadores, e os vencedores de cada chave garantirão sua vaga no Aberto da Austrália. Os jogos serão decididos em melhor de três sets, com tiebreak no terceiro set.

Os 32 jogadores mais bem posicionados no ranking ATP terão acesso direto à chave principal do Aberto da Austrália. Assim, 16 jogadores que ocupam as posições de 33 a 128 no ranking ATP participarão da fase de classificação. Por fim, 8 jogadores classificados entre 129 e 256 no ranking ATP receberão convites da organização do torneio.

No lado feminino, as 32 melhores jogadoras no ranking WTA asseguram entrada direta na chave principal do Aberto da Austrália. Com isso, as 16 jogadoras que ocupam as posições de 33 a 128 no ranking WTA competirão na fase de classificação. Ainda 8 jogadoras classificadas entre 129 e 256 no ranking WTA são convidadas pela organização do torneio.

Além disso, a organização do Aberto da Austrália emite convites para a fase de classificação a jogadores não ranqueados na ATP ou WTA. A concessão desses convites é baseada em critérios como desempenho recente, histórico no torneio e títulos conquistados.