Antes de mais nada, aconteceu na madrugada desta sexta-feira (3), mais um dia da Quicksilver Pro G-Land. Assim, é mais uma etapa da WSL sendo disputada na Indonésia. Vale lembrar que a competição masculina retornou após quatro dias paralisada. Em suma, aconteceram as baterias da repescagem e oitavas de final.
Repescagem da WSL
A saber, o dia começou com as oito baterias da repescagem masculina da WSL. E logo na 1ª bateria, um duelo brasileiro: Filipe Toledo enfrentou Yago Dora. Portanto, o vencedor foi o atual vice campeão mundial, que bateu Yago com uma pontuação de 13.40 contra 10.63.
E ainda na metade desta bateria, começou a 2ª bateria, que também tinha brasileiro. Contudo, desta vez, não deu para o Brasil. Já que Caio Ibelli foi derrotado pelo sul-africano Matthew McGillivray por 11.84 x 8.10.
Na 3ª bateria, o atual vice campeão olímpico, o japonês Kanoa Igarashi derrotou o australiano Jackson Baker por 13.67 x 9.83. E na 4ª bateria, Connor O'Leary derrotou Jody Smith.
Na 5ª e 6ª bateria, mais duelos envolvendo brasileiros. A princípio, na 5ª bateria, Jadson André derrotou o havaiano Barron Mamiya por 12.27 x 11.03. Já na 6ª bateria, o grande destaque: Samuel Pupo derrotou o lendário Kelly Slater por 8.90 x 8.34. E nas duas últimas baterias, os americanos Jake Marshall e Kolohe Andino avançaram para as oitavas de final, respectivamente.
Oitavas de final
Assim, estavam definidas as baterias das oitavas de final. Neste momento, quem vencesse, avançava para as quartas. Portanto quem perdesse, estava fora. Então, logo na 1ª bateria das oitavas de final da WSL, mais Brasil. E em mais uma bateria complicada, Jadson André derrotou John John Florence com uma pontuação de 9.53 x 9.37.
Já na 2ª bateria, o atual tricampeão mundial Gabriel Medina passou pelo americano Kolohe Andino com 14.67 x 10.67 e também se garantiu nas quartas de final. Então, com duas baterias e duas vitórias brasileiras, se imaginava um excelente dia na Indonésia para a Brazilian Storm. Todavia, não foi bem assim.
Já que, além de Medina e André, apenas Filipe Toledo avançou para as quartas de final. A saber, ele avançou na 5ª bateria de oitavas de final da WSL contra o competidor local, o indonésio Rio Waida, por um placar de 11.23 x 8.57.
Por fim, Miguel Pupo, Samuel Pupo e Ítalo Ferreira perderam suas baterias e acabaram eliminados. Em suma, Samuel foi derrotado pelo japonês Kanoa Igarashi na 4ª bateria, por 12.67 x 8.17. Enquanto Miguel acabou caindo para o americano Griffin Colapinto na 6ª bateria. A saber, o placar foi de 14.17 x 13.67.
Por fim, na 8ª e última bateria de oitavas de final, o atual campeão olímpico Ítalo Ferraira acabou dando adeus a Quicksilver Pro G-Land após perder para o australiano Connor O'Leary por 9.93 x 7.90.
Projeção para as quartas de final da WSL
Em suma, acontecerão quatro baterias para definir os quatro semifinalistas na Indonésia. E logo na 1ª bateria, que tem chamada prevista para esta sexta-feira (3), a partir das 21h15 (horário de Brasília), Jadson André (BRA) enfrentará Gabriel Medina (BRA). Ou seja, pelo menos um brasileiro estará na semifinal. E o vencedor desta bateria, enfrentará o vencedor da 2ª bateria, entre Jack Robinson (AUS) e Kanoa Igarashi (JPN).
Na outra chave, tem brasileiro também. Trata-se de Filipe Toledo, que está alocado na 3ª bateria contra Griffin Colapinto (EUA). Por fim, o vencedor desta bateria enfrentará Matthew McGillivray (AFR) ou Connor O'Leary (AUS).
O prazo para terminar o Quiksilver/ROXY Pro G-Land é até a segunda-feira (6), mas o torneio deve ser finalizado neste sábado (4) para aproveitar as boas condições do mar previstas. A primeira chamada para as quartas de final será às 21h15 desta sexta-feira (3).
Jornalista em formação pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá. Insta: @jvffreire