A pressão fez efeito e o juiz que “supostamente” prejudicou Gabriel Medina nas Olimpíadas de Tóquio em 2021 está fora do quadro de árbitros para o restante da disputa dos Jogos de Paris 2024.

O australiano Ben Lowe foi o árbitro que distribuiu notas baixas para Medina na última edição dos Jogos e ficou conhecido como: Juiz 4.

Pressão faz efeito e árbitro que “supostamente” prejudicou Gabriel Medina está fora da Olimpíada

O caso de Benjamin Lowe ganhou repercussão quando o surfista de ondas gigantes, Pedro Scooby, divulgou uma foto do juiz australiano com seus conterrâneos Ethan Ewing [competidor] e Bede Durbidge [técnico da Austrália].

URGENTE! Juiz que supostamente prejudicou Gabriel Medina está fora da Olimpíada de Paris 2024
Benjamin Lowe do lado direito de Ethan Ewing [Reprodução]
Após Scooby tornar o caso público, a página Surf News Brasil começou um movimento no X [antigo Twitter] com a #Outjudge4, que significa fora juiz 4. O assunto chegou a ficar entre os mais comentados.

URGENTE! Juiz que supostamente prejudicou Gabriel Medina está fora da Olimpíada de Paris 2024
[Reprodução]
Nesta quinta-feira (1), a Associação Internacional de Surf [ISA] divulgou uma nota anunciando o afastamento de Benjamin Lowe.

A ISA está ciente de uma foto circulando nas redes sociais em que um dos juízes de surfe das Olimpíadas, australiano, é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e seu treinador.

É inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta e sua equipe.Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e em acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento da competição.

Essa decisão não está relacionada à performance do juiz nas Olimpíadas. A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para recordá-los das responsabilidades relacionadas a comportamentos inapropriados.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias: