etapa de Saquarema da WSL começou com tudo nesta sexta-feira (23). A disputa está com baterias muito acirradas. A saber, a etapa brasileira, também chamada de Rio Pro, ocorre até o dia 1 de julho.

Um dos surfistas que brilharam nesse primeiro dia do evento é João Chianca, o brasileiro avançou para as oitavas de final da Rio Pro. Os repórteres Gabriel Queiroz e Thiago Felipe, do Esportelândiaconversaram com Chumbinho após sua grande performance. Confira!

Rio Pro

A etapa de Saquarema é a oitava prova da temporada da WSL, a elite do Surf mundial, todas as baterias da competição começam às 7h30 (Horário de Brasília).

Carissa Moore é a atual campeã da Rio Pro. Desse modo, este ano, Stephanie Gabriela Bryan, Lakey Peterson, Tyler Wright, Caroline Marks, além das brasileiras Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb são algumas surfistas que tentam tirar a faixa de Moore.

Já no masculino, Filipe Toledo triunfou no ano passado. Assim, Ítalo Ferreira, Ethan Ewing, Liam O’Brien, Ryan Callinan, John John Florence, e os brasileiros Yago Dora e João  Chianca buscam pegar o troféu de Saquarema.

João Chianca fala sobre seu desempenho

O surfista conversou com a equipe do Esportelândia após sua grande classificação as oitavas de final da Rio Pro. Chianca destacou como a energia ambiente está boa e como as ondas ajudaram a competição:

Foi incrível, a energia da praia tá incrível, ela está linda. Mais um dia lindo em Saquarema. A gente está dando sorte das ondas terem aparecido no primeiro dia. É muito bom começar o dia assim”.

O brasileiro também falou da disputa pelo título da WSL e como está pensando nisso. A saber, Chumbinho é o 3º colocado na tabela geral de classificação.

Acho que é levar as coisas de uma maneira tranquila, a gente ainda tem três etapas pela frente, contando com Saquarema. Assim, a gente tá dando nosso máximo, como eu falei, tudo é questão de objetivos e metas. A nossa meta maior já foi alcançada, que era estar nas oitavas de finais, aqui em Saquarema, e a gente sonha muito em deixar o troféu em casa. Então, consigo só olhar até o final da semana que vem e estar avançando minhas baterias. Isso para mim é tudo agora.

Atualmente 3° lugar do ranking e estou me sentindo muito bem, é muito bom estar ali no topo, no meio dos grandes nomes e é incrível, aproveitando bateria por bateria e muito focado”.

João Chianca se declara para Saquarema

O melhor brasileiro na classificação da WSL nasceu em Saquarema. Ou seja, Chianca está competindo totalmente em casa. Desse modo, após ser questionado sobre a emoção de estar disputando a Rio Pro, o surfista mostrou todo seu carinho com o lugar:

Saquarema é tudo para mim, essa semana significa muito para mim e eu quero continuar vencendo. O surf é bom para nossa cidade, acho que Saquarema realmente tem que ter um lugar no mapa do mundo e tem que ter um carinho especial do público global”.

Confira os resultados das baterias da categoria feminina:

  1. Molly Picklum (11,94) (AUS) vs. Stephanie Gilmore (11,06) (AUS) vs. Gabriela Bryan (12,13) (HAW)
  2. Carissa Moore (8,14) (HAW) vs. Lakey Peterson (9,00) (USA) vs. Silvana Lima (7,43) (BRA)
  3. Tyler Wright (11.17) (AUS) vs. Caitlin Simmers (10.07) (USA) vs. Johanne Defay (10.26) (FRA)
  4. Caroline Marks (12.50) (USA) vs. Tatiana Weston-Webb (10.90) (BRA) vs. Bettylou Sakura Johnson (10.27) (HAW)

Confira os resultados baterias da categoria masculina:

  1. Ethan Ewing (14.20) (AUS) vs. Caio Ibelli (12.47) (BRA) vs. Rio Waida (14.13) (INA)
  2. Joao Chianca (14.83) (BRA) vs. Matthew McGillivray (8.96) (RSA) vs. Seth Moniz (10.20) (HAW)
  3. Filipe Toledo (14.53) (BRA) vs. Callum Robson (14.50) (AUS) vs .Samuel Pupo (13.83) (BRA)
  4. Griffin Colapinto (6.73)  (USA) vs. Liam O’Brien (10.33) (AUS) vs. Jadson André (8.24) (BRA)
  5. Gabriel Medina (15.17) (BRA) vs. Yago Dora (15.53) (BRA) vs. Ian Gentil (8.40) (HAW)
  6. Jack Robinson (10.20) (AUS) vs. Ryan Callinan (13.44) (AUS) vs. Barron Mamiya (6.26)  (HAW)
  7. John John Florence (15.67) (HAW) vs. Connor O’Leary (10.83) (AUS) vs. Jordy Smith (9.63) (RSA)
  8. Italo Ferreira (15.00) (BRA) vs. Leonardo Fioravanti (11.40) (ITA) vs. Kanoa Igarashi (9.13) (JPN)

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.