Gabriel Medina é um dos maiores surfistas da história. Porém, seria o tricampeão mundial brasileiro um vilão no circuito da WSL?

A reflexão foi feita no podcast do campeão mundial, Barton Lynch, com Kelly Slater. Durante a conversa, o australiano levantou o tema e Slater concordou com a ideia de Medina ser o vilão.

Kelly Slater vê Gabriel Medina como vilão da WSL

Primeiramente, Slater destacou como Medina pode vencer qualquer bateria, não importa seu adversário.

Cara, ele [Gabriel Medina] pode virar qualquer bateria a qualquer momento.

Em seguida, Lynch trouxe o questionamento sobre Gabriel se encaixar como o vilão do circuito mundial, algo que ele classifica como o ‘Cavaleiro das Trevas’ da WSL.

Sim… e você sente que ele já assumiu o papel dele nesse “circo” da WSL, por assim dizer? Ele é o vilão. É o “Cavaleiro das Trevas” da WSL.

Kelly concordou com a afirmação e destacou o fato de o tricampeão mundial brasileiro ter mais seguidores que a própria WSL.

É, de um jeito estranho, ele é mesmo. É curioso, porque… se você é brasileiro, ele é o garoto de ouro do surfe, certo? É o menino de ouro.

Ele é o surfista mais popular e famoso que já existiu, em termos de seguidores. Tem mais seguidores que a própria WSL.

Por fim, o onze vezes campeão mundial também comparou Medina com John John Florence e, quando eles se enfrentam, Gabriel assume esse papel de vilão ‘Cavaleiro das Trevas’.

Então é estranho que alguém tão popular seja visto assim (como vilão). Mas acho que, quando ele e o John se enfrentam numa bateria, ele realmente assume esse papel — o Gabriel é o “Cavaleiro das Trevas”.

Medina e John John Florence caem na mesma bateria e reacendem rivalidade
Gabriel Medina e John John Florence após a final da etapa de Pipeline, que acabou com o título do havaiano [WSL]

Quando Gabriel Medina retorna ao circuito mundial e as competições?

Após passar toda a temporada de 2025 fora por conta de uma grave lesão, Gabriel Medina só retornará ao circuito mundial em abril de 2026.

Com a longa off-season que o surf terá nos próximos meses, a WSL pretende realizar alguns eventos especiais no começo de 2026, além do Challenger Series, que ocorrerá em Pipeline.

Dessa forma, Medina pode acabar pintando em algum desses eventos caso queira pegar ritmo para o início da próxima temporada.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.