Paris 2024 foi uma espécie de redenção para Gabriel Medina nos Jogos Olímpicos. O brasileiro havia terminado na quarta colocação na edição de Tóquio em 2021.
Na ocasião, Medina foi superado por Kanoa Igarashi em notas polêmicas. O destino colocou os dois novamente para duelar nos Jogos de 2024, dessa vez com uma vitória imponente do tricampeão mundial.
Gabriel Medina relembra derrota para Kanoa Igarashi e volta por cima em 2024
Se em 2021 os dois surfistas duelaram nas semifinais da Olimpíada, o cenário de 2024 foi precoce e o confronto ocorreu nas oitavas de final. Medina venceu e exterminou os fantasmas do passado.
Em entrevista ao Encontro com Patrícia Poeta, Gabriel comentou sobre seus duelos olímpicos contra Igarashi e revelou que a derrota de 2021 foi difícil de aceitar:
Foi muito difícil de aceitar Tóquio, ainda mais sabendo que eu só teria a próxima chance depois de quatro anos. Eu reencontrei ele [Kanoa Igarashi] e graças a Deus dessa vez saí vitorioso, naquele dia da nota quase perfeita. Eu mantive minha fé e treinei bastante, porque sei que Deus vai recompensar. A fé foi grande.
Apesar de eliminar Kanoa, Gabriel Medina voltou a perder nas semifinais. O vilão dessa vez foi o próprio mar de Teahupo'o, que não estava com boas condições, deixando o brasileiro esperando por uma onda que não veio.
Assim, o tricampeão mundial foi novamente disputar a bateria pelo bronze e dessa vez não deixou o psicológico o abalar. Medina superou Alonso Correa e subiu ao pódio das Olimpíadas pela primeira vez na carreira:
Em Tóquio, eu também disputei a medalha de bronze e acabei perdendo. Então, dessa vez, eu não queria deixar passar. Eu dei tudo de mim, arrisquei manobras. Essa medalha significa muito para mim.
Eu esperei vários anos me preparando por esse momento, que finalmente chegou. As Olimpíadas acontecem de quatro em quatro anos, então era algo que não saía da minha cabeça. Eu queria muito essa medalha, sonhei muito com ela.
Ter conseguido foi um sonho, ainda mais do jeito que foi. Independente da cor da medalha, eu me sinto vitorioso, porque aconteceram muitas coisas boas nesse campeonato. Eu não esperava que uma foto minha surfando atingisse tanta gente.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade:
- Etapa decisiva! Veja as baterias de Gabriel Medina, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb e Yago Dora em Fiji
- “Roubo evidente”, Peru busca recurso para tentar tirar o bronze de Gabriel Medina
- Piscina de ondas é a solução? Filipe Toledo comenta sobre a Olimpíada: “Seria a…”
- Italo Ferreira comenta sobre a Olimpíada no Taiti: “Se eu estivesse, ia ser só porrada”
- [Exclusiva] Yago Dora abre o jogo sobre relação com atletas: “Não tem como ficar de amizade”
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.