A lesão de Gabriel Medina no tendão do músculo peitoral maior do ombro foi um balde de água fria para os fãs de surfe. O grave problema deve afastar o tricampeão mundial das competições por meses.

Dessa forma, o Esportelândia preparou uma entrevista com um especialista para entender um pouco mais sobre a grave lesão de Medina e quais são as chances de recuperação ainda em 2025.

Médico ortopedista analisa quadro de Gabriel Medina

Em um papo exclusivo do repórter Thiago Felipe Camargo da Surf News Brasil e Esportelândia, o doutor Renato Moretto, médico ortopedista do Hospital Ortopédico AACD, explicou um pouco mais sobre a contusão de Gabriel Medina.

A lesão do músculo peitoral maior é grave por se tratar de um grande músculo que tem como função aproximar o braço ao tórax, rodar o ombro para a região central e estabilizar parcialmente a escápula. É um músculo que ajuda até mesmo na respiração. Portanto, é um músculo muito importante para o corpo humano.

Em seguida, o especialista foi questionado se Gabriel Medina conseguirá retornar ao mesmo nível físico de antes da lesão ou vai ter mais dificuldades por conta de seus 31 anos.

Ele tem 31 anos, porém ainda não chegou na fase em que há perda muscular, que chamamos de sarcopenia. Então, a recuperação dele é tão comum quanto os demais. Claro que, se compararmos a uma recuperação de uma pessoa de 18 anos, por exemplo, a recuperação é mais rápida com menos idade.

Mas, ele, como esportista profissional e tendo os membros superiores como coadjuvantes no esporte, porque no surf dele os membros inferiores são os principais, terá o retorno ao alto nível sem problema algum.

[Exclusivo] Especialista analisa chances de Gabriel Medina voltar ainda em 2025
Doutor Renato Moretto analisou o quadro de Gabriel Medina [WSL]

Se Gabriel Medina voltar a competir ainda neste ano, será um aquecimento para ganhar um novo título em 2026

Sobre o prazo de recuperação entre 6 e 8 meses, o doutor Renato Moretto explicou que ele é necessário por conta da cicatrização de dois tecidos diferentes.

Não tem como retornar antes de 6 a 8 meses porque há a necessidade de ocorrer a integração tendão-osso. A cicatrização de dois tecidos diferentes é mais demorada do que nos casos de uma lesão de tendão com tendão ou de osso com osso.

Logo após o período de quatro meses, em que ocorre a reinserção, começa a hipertrofia, o ganho do músculo para um atleta de alto nível. Portanto, o prazo é necessário.

Por fim, perguntamos quais são as chances de Gabriel Medina voltar a competir ainda em 2025. A resposta foi positiva, dependendo de sua evolução. No entanto, o especialista destacou que qualquer evento neste ano será apenas para se preparar já para 2026.

Vai depender da evolução dele e da avaliação do colega médico que está cuidando do caso para liberar antes ou não. Na Medicina, nada é muito estático. Você tem toda uma evolução e dentro disso são tomadas as atitudes gradativamente. Se ele voltar a competir ainda neste ano, será um aquecimento para ganhar um novo título para nós em 2026.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Avatar de Thiago Felipe Camargo
Autor Thiago Felipe Camargo

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.