Gabriel Medina fez história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial na WSL em 2014. Logo no ano seguinte, Adriano de Souza repetiu o feito e ajudou a consolidar a hegemonia do Brasil no surf, que depois teve ainda os títulos de Italo Ferreira e Filipe Toledo.

Mesmo com três troféus mundiais (2014, 2018 e 2021) e sendo considerado um dos surfistas mais completos do planeta, Medina tinha um adversário que sempre soube dificultar sua vida nas competições: o próprio Mineirinho.

Jadson André enaltece Adriano de Souza contra Gabriel Medina no quesito estratégia

Kelly Slater é conhecido por ter uma forte mentalidade. Isso, somado ao seu talento, levou o americano aos seus onze títulos mundiais. Já no Brasil, Gabriel Medina e Adriano de Souza puxaram essa fila.

Em entrevista ao Surf 360°, Jadson André elogiou os dois campeões, mas foi direto ao falar sobre quem levava vantagem na parte estratégica.

O Adriano era muito perfeito competindo, em todos os aspectos. Obviamente, o Gabriel também é um cara perfeito, toda decisão que ele toma é muito calculada, muito sinistro.

Segundo ele, Adriano de Souza era praticamente perfeito na forma de competir, algo que, aliado à sua experiência, fez a diferença em momentos decisivos:

O Adriano sempre deu muito pau nas estratégias em cima do Gabriel, a gente aqui não está falando do talento ou de surf, estamos falando do competidor.

Mas sem dúvida o Gabriel Medina e o Adriano de Souza são os mais bizarros dentro da água. Mas já que o Adriano tem uma vantagem em relação à competição em cima do Gabriel, eu fico com o Adriano.

LEIA TAMBÉM >> “Eu sou uma das pessoas que o Gabriel Medina mais odeia perder no circuito mundial”

O confronto direto entre Gabriel Medina e Adriano de Souza

Contando apenas baterias homem contra homem, Gabriel Medina e Adriano de Souza fizeram nove duelos pela elite do circuito mundial da WSL.

O confronto começou em 2011, primeiro ano de Medina no tour. Os confrontos iniciais foram de ampla vantagem para Adriano. Mas, com o passar das temporadas, Gabriel equilibrou.

No fim, após a aposentadoria de Mineirinho do circuito mundial em 2021, o duelo acabou 5 x 4 a favor de Adriano.

Sua maior vitória contra Medina foi na final do Pipe Masters de 2015, quando foi coroado campeão mundial e também do evento mais importante do surf.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.