Há 11 anos atrás, em 2 de novembro de 2010, um dos maiores surfistas de todos os tempos deixou o mundo do surf em choque. O havaiano Andy Irons faleceu em um quarto de hotel em Dallas, depois de uma parada cardíaca e ingestão de drogas. Aliás, o surfista era conhecido pela grande rivalidade com Kelly Slater. 

Nascido no Havaí, berço do surf, Andy Irons começou a surfar muito cedo quando ainda tinha apenas oito anos de idade. O talento do menino era impressionante. Com isso, quando completou 18 anos, Irons estreou como profissional no Circuito Mundial de Surf.

Logo no ano de sua estreia obteve sua primeira vitória na praia de Huntington BeachCalifórnia. Assim, Andy Irons mostrava que era muito promissor e daria trabalho no futuro. Desse modo, em 2002, o havaiano mostrou tudo o que podia fazer e venceu o Circuito Mundial.

O surfista derrotou Kelly Slater, que é o maior campeão da história da competição. Com isso, roubou todos os holofotes para si e ali começou a maior rivalidade do surf mundial. Então, em 2004, Slater foi com tudo para recuperar seu lugar. Portanto, o esporte teve grandes apresentações e muita disputa entre os dois. No entanto, disputando em casa na etapa final, Andy Irons superou novamente e se consagrou campeão pelo segundo ano consecutivo.

No ano seguinte, 2004, Andy Irons mostrou mais uma vez que poderia bater de frente com Kelly Slater e venceu pela terceira vez seguida o título mundial. Entretanto, Slater deu a volta por cima e venceu o rival em 2005 e 2006.

Rivalidade e amizade

Ao passar dos anos a rivalidade no surf se tornou uma grande amizade entre os dois. Inclusive, gravaram um filme juntos, chamado A Fly in the Champagne, que contava um pouco sobre a rivalidade entre eles. No dia do falecimento de Andy Irons, Kelly Slater disse que  foi um verdadeiro amigo e que no final, resolveram suas diferenças.

Foto destaque: Reprodução/ Sean Rowland/WSL