Na última terça-feira (21), a skatista brasileira Leticia Bufoni entrou para o livro dos recordes depois de ter feito uma manobra inédita de skate, conhecida como Sky Grind, em pleno ar!
Na oportunidade, em agosto de 2022, a paulista de 29 anos fez a manobra dentro de um avião, com cerca de 9 mil pés (2,75 mil metros) de altitude. Em seguida, um salto de paraquedas.
Em entrevista concedida ao Uol, Leticia contou que para efetuar o salto de paraquedas, precisou de treinamento com militares dos Estados Unidos. Ademais, conseguiu ajuda também do cinegrafista que trabalha com o ator Tom Cruise, conhecido por fazer filmes de ação.
Junto com a Red Bull montamos um time muito bacana, as melhores pessoas, a melhor que constrói pista de skate, eu tive os melhores treinadores — o cara que está no Air Force Team, que treina os militares. Juntamos muitas pessoas que fizeram o projeto se realizar, o câmera era quem filmou e treinou o Tom Cruise, foi tudo muito alinhado, tínhamos segurança que daria tudo certo. Foram tanto anos, tantas pessoas trabalhando nesse projeto para fazer acontecer, que no fim do dia eu tinha que fazer acontecer de qualquer forma.
Ao todo foram dois recordes que entraram para o Guinness World Records: o grind de skate mais alto, saindo na parte de trás da aeronave 2750m do chão; maior skatepark construído dentro de uma aeronave (41,95 metros quadrados).
Receber esses prêmios significa muito pra mim e me traz a certeza de que o tanto que nos empenhamos valeu a pena. Pude misturar duas paixões, paraquedismo e skate, e aplicar em algo incrível, que vai ficar marcado na história. Eu tive essa ideia maluca, literalmente sonhei com isso, e levei para o time da Red Bull, que acreditou no potencial do projeto. E fizemos acontecer. Sou muito grata a todos.
Outros recordes mundiais de Letícia Bufoni
Ao todo, a skatista brasileira tem cinco grandes feitos que entraram para o Guinness World Records. Além dos dois já citados anteriormente, Letícia também tem o de ser a mulher com maior número de vitórias em uma Copa do Mundo de skate feminino, em 2017, na categoria Street.
Além disso, dois anos depois, chegou a superar o próprio recorde em 2021. Os outros dois são: a de ter mais títulos na categoria feminina no X-Games e também por ser a mulher com o maior número de medalhas na competição com 12 ao todo.