Tudo o que você precisa saber para se tornar um bom jogador de poker profissional e passar a ganhar mais dinheiro online e em mesas

Você gosta de jogar poker, costuma ganhar muito dinheiro e pensa em transformar o hobby em profissão? 

Neste post, vamos te ajudar a entender como ser um jogador de poker profissional. Essa missão não é simples, e os melhores jogadores do mundo alertam para todos os fatores que devem ser considerados antes de essa decisão ser tomada.

Jogar poker profissionalmente exige dedicação, muito estudo e controle psicológico, principalmente nos momentos em que as cartas não ajudam nem as melhores estratégias.

Fique com a gente para saber como lidar com todos esses obstáculos e se tornar um jogador profissional de poker!

O que é um jogador de poker profissional?

Jogador profissional de Poker

O jogador profissional de poker é aquele que faz do dinheiro conquistado nas mesas em torneios em em jogos online a sua fonte de renda exclusiva. Para isso, o poker deixa de ser um hobby e passa a ser um trabalho como outro qualquer, com carga horária, metas e previsão de ganhos. 

Nos últimos anos, o número de jogadores profissionais de poker foi impulsionado pela disputa de jogos online. Assim, não é preciso se deslocar até o local dos torneios e é possível disputar várias mesas em pouco tempo.

Qual a diferença de um jogador de poker profissional e um amador? 

A dedicação exclusiva ao poker é o principal diferencial entre um amador e um jogador profissional. Para assumir o jogo como profissão, é preciso ter muita dedicação, estudar constantemente e atribuir muitas horas do dia para análise das mãos e das estratégias utilizadas.

Assim como qualquer profissão, não é possível ser jogador de poker profissional de uma hora para a outra. Esse processo demanda investimento e esforço. Alguns dos principais nomes do mundo no poker ressaltam que é preciso tomar cuidado e não atropelar etapas.

Para ganhar dinheiro com o poker, não é preciso obrigatoriamente ser um jogador profissional. Ótimos amadores estudam e conseguem arrecadar boas quantias, especialmente em torneios online. 

Porém, abandonar uma carreira para se dedicar exclusivamente ao poker depende de uma série de fatores. Entenda mais sobre eles logo abaixo!

Vá além do mundo do Poker! Confira também nossos outros conteúdos:

Como jogar poker profissionalmente? 

Jogadores profissionais de poker na WSOP

Para ser um jogador de poker profissional, é necessário um longo processo de preparação. Demanda conhecimento do mercado, o aprendizado de muitas habilidades e certo grau de aptidão. Caso contrário, o jogador se tornará um profissional ruim e precisará de esforço excessivo para compensar sua falta de preparo.

Simplesmente gostar de poker não é suficiente para transformar o hobby em profissão. Outro erro comum é se profissionalizar pela ambição de ganhar dinheiro. 

O objetivo de jogar poker profissionalmente deve ser acompanhado de alguns passos:

Estratégia de bankroll e administração de capital

Ter uma estratégia de bankroll é o mesmo que desenvolver um método para lidar com o dinheiro que será reservado para o poker. Se houver falhas na administração desse capital, o jogador correrá o risco de ir à falência. 

Assim como em profissões do mercado financeiro, no poker, o profissional pode dedicar muitas horas ao trabalho e, mesmo assim, voltar para casa com menos dinheiro do que quando saiu.

Um bom profissional sabe bem em quais limites aumentará o valor do jogo, e em quais jogará mesas de valor mais baixo.

Na estratégia de bankroll, é preciso planejar investimentos e definir quais serão as retiradas.

Dedicação aos estudos e conhecimento de poker

Qualquer jogador profissional domina as regras do poker. Para ir além e se destacar, é preciso aprender os conceitos do jogo e compreender como aplicá-los nos torneios.

Um bom caminho para aprender bastante sobre diversas estratégias é lendo os melhores livros de poker. Neles, os grandes jogadores compartilham ensinamentos valiosos sobre o que pode ser feito para se aproximar da vitória.

Lembre-se de que apenas uma fonte de informações pode limitar o aprendizado. É preciso estudar a teoria e avaliar um leque de opções para identificar qual seria a melhor estratégia em cada circunstância apresentada pelo jogo.

Alguns dos melhores jogadores brasileiros, como André Akkari alertam que é preciso dedicar várias horas do dia aos estudos para desenvolver o melhor jogo.

Ter um grupo de estudos e recorrer a fóruns são boas alternativas para ampliar visões sobre estratégias de jogo.

Fortalecimento psicológico e saber perder

No poker, o autocontrole é fundamental. Afinal, é um jogo em que todos buscam aproveitar falhas dos adversários e suas fraquezas psicológicas. 

Não basta dominar a teoria. É preciso aprender a ler comportamentos e saber identificar quando atacar os oponentes.

Além disso, o aprendizado envolve o próprio comportamento nas mesas, para evitar pistas aos adversários, evitando quaisquer sinais ou ações que permitam a eles ter uma leitura mais precisa do seu jogo.

Da mesma forma que todos trabalham para aproveitar fraquezas dos adversários, é preciso ter força psicológica para lidar com os momentos de dificuldade e não se deixar dominar por jogadas ruins. 

Saiba perder e se prepare para o downswing, aquele momento em parece haver uma onda de azar. No longo prazo, grandes jogadores conseguem superar essas fases e retomam o controle sobre suas ações.

Em caso de derrotas, aproveite para aprender o que poderia ser feito naquela mão e evitar que novas perdas aconteçam. 

Praticar e jogar online

Para ser jogador de poker profissional, obrigatoriamente você dedicar muito tempo a aprimorar seu jogo. Um longo período de estudos e jogos em proporção adequada indicarão se você tem habilidade e condições psicológicas para seguir carreira como jogador profissional de poker.

André Akkari alerta que, para ser profissional, não há dúvidas sobre a necessidade de jogar online. Ter volume de jogo é imprescindível. E pela internet, há a vantagem de poder jogar ao vivo a qualquer hora do dia, do conforto de sua casa. 

Não sabe onde jogar? O Guia com os melhores sites para jogar poker online vai ajudar!

Manter registro dos jogos e analisá-los 

Poucos jogadores mantêm registros de seus jogos, embora isso seja fundamental para controlar uma amostra real de seu desempenho. Com essas informações, é possível comprovar, efetivamente, se houve evolução nos resultados.

Grandes sites, como o Poker Stars, permitem o acesso a históricos de mãos e estatísticas. Outra possibilidade é utilizar um software de estatísticas, como o PokerTracker ou Hold’em Manager, que grava o histórico de mãos jogadas direto dos sites de poker online.

Com base nesses históricos, é possível analisar quais formatos de jogos trazem mais resultado e, assim, priorizá-los nas próximas oportunidades.

Planejar e estabelecer metas

Bons jogadores profissionais se planejam, não queimam etapas e estabelecem metas. É preciso subir gradualmente o nível de torneios disputados, para não correr o risco de bons resultados esconderem falhas, o que será prejudicial em longo prazo.

Assim como em qualquer atividade profissional, é importante estabelecer metas e revisá-las periodicamente, para verificar quais foram atingidas. Isso é fundamental para gerar aperfeiçoamento.

Ter disciplina e atenção à saúde

Jogadores profissionais de poker devem ser disciplinados, definir horários em que vão se dedicar aos jogos e nunca esquecer de ter atenção à saúde.

Passar várias horas jogando online pode ter impactos muito negativos ao seu desempenho em longo prazo. Haverá uma tendência de ganho de peso e perda de concentração, que causarão desconforto em mesas futuras e afastarão a chance de aumentar os lucros.

Praticar esportes é fundamental para ter bom condicionamento físico, bem-estar e boa preparação mental.

Você ama outros esportes além do Poker? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quais são as formas de ganhar dinheiro com poker?

Não são apenas os jogadores profissionais que ganham dinheiro com poker. Mesmo amadores, que estudam o jogo e buscam aprimorar suas estratégias, podem conseguir bons lucros mantendo o poker como hobby ou até mesmo um trabalho secundário.

Uma ótima alternativa para ganhar mais dinheiro é recorrer aos melhores sites de poker, que organizam torneios diariamente e permitem jogar a hora que quiser, no conforto de sua casa.

Contudo, lembre-se que é preciso ter preparação e estudo para conseguir ganhar dinheiro com frequência.

O que preciso estudar para jogar poker profissionalmente?

Para jogar poker em alto nível, é preciso estudar muito. Não há outra saída. Para quem está começando, um método de aprendizado importante é ler os melhores livros de poker. Eles trazem dicas valiosas dos melhores jogadores profissionais sobre como aprimorar estratégias.

Além dos livros, blogs, podcasts e vídeo-aulas trazem muitas informações que podem ser testadas e ratificadas nas mesas de poker.

Há ainda a alternativa de recorrer a cursos de poker, como o desenvolvido pelo multicampeão André Akkari, especialista em preparação de jogadores de poker profissionais.

Agora que você já sabe como ser jogador de poker profissional, aproveite para saber mais sobre o jogo com outros conteúdos:

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin