Existe um salto proibido na patinação que ninguém executa há mais de duas décadas e, da última vez que foi executado, gerou uma enorme repercussão.

A atleta Surya Bonaly, da França, foi penalizada por realizar essa manobra, proibida em competições oficiais, nas Olimpíadas de 1998, confira o vídeo completo do salto proibido na patinação a seguir.

 [VÍDEO] Esse é o salto proibido na patinação que ninguém realiza há 20 anos

O salto proibido na patinação

O salto banido dos Jogos Olímpicos desde 1976 é o mortal para trás. Alega-se que sua execução é perigosa, podendo resultar em lesões sérias na coluna.

Veja também: Brasil aumenta investimento no Flag Football, modalidade olímpica para Los Angeles 2028

Fazer o movimento pode acarretar desclassificação ou perda significativa de pontos. Além de uma visão negativa sobre o atleta que o realizar.

 [VÍDEO] Esse é o salto proibido na patinação que ninguém realiza há 20 anos

No entanto, há exatos 20 anos, em Nagano, no Japão, a francesa Surya Bonaly desafiou a regra estabelecida.

Bonaly, que foi três vezes ganhadora da prata nos campeonatos mundiais e cinco vezes campeã europeia, chegou ao Japão em 1998 ciente de que essa seria sua terceira e última olimpíada.

Consciente de já ter perdido a oportunidade de uma medalha, devido a alegações de boicote por conta da sua etnia, a atleta francesa decidiu deixar sua marca ao realizar o salto que se tornaria sua assinatura: um salto mortal para trás, com uma saída única, aterrissando em apenas um dos patins.

“Ilegal, mas impressionante”

“Ilegal – mas impressionante”, descreveu na época o jornal Boston Globe.

Bonaly recebeu penalidades pela manobra proibida e terminou em décimo lugar, mas em entrevistas, ela admitiu que realizou o movimento apenas para agrade o público.

Aposentada há duas décadas, a francesa atualmente atua como treinadora nos Estados Unidos e ainda é relembrada com astúcia quando o assunto é patinação.

O salto proibido na patinação é tão desafiador e arriscado que agora leva o nome de Salto Bonaly, homenageando a atleta que desafiou as convenções e deixou sua marca na história da natação.

Assista ao vídeo que retrata esse feito ousado e proibido, que permanece como um ponto de referência na história do esporte aquático.

Veja também: Todos os MVPs do vôlei na história das Olimpíadas

Avatar de Gustavo Gama
Autor Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.