Desde os seis anos, a jovem Stela Rocha carrega o peso de ser uma profissional da patinação artística, chegando ao patamar de até representar o Brasil em campeonatos mundiais.

Ao longo da sua carreira, Rocha já competiu em Brasileiros, Sul-Americanos e conseguiu alcançar patamares incríveis nos anos de 2016 e 2021, onde conquistou a medalha de bronze da categoria no mundial.

[Entrevista] Conheça Stela Rocha, maior promessa brasileira da patinação artística

Diante disso, é possível notar o grande futuro que Stela Rocha possui no esporte. Porém, vale entender mais sobre como a estrela da patinação começou no esporte profissional.

Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo que são essenciais para quem quer conhecer mais sobre o esporte e as categorias que são disputadas nele!

Stela Rocha afirma influência familiar no começo da sua carreira

Em certo momento da sua vida, muito antes de considerar competir na patinação artística, Stela Rocha admitiu que sua mãe teve forte influência na decisão em se tornar patinadora.

Eu tive influência da minha mãe no esporte, porque ela foi patinadora, mas não queria que eu seguisse na modalidade porque sabia de todas as dificuldades em relação à desvalorização do esporte, lesões e etc.

Mesmo diante da insistência materna, Stela ainda sonhava com o esporte. Foi então que, com três anos, encontrou um par de patins na sua casa e convenceu sua mãe a ensiná-la.

Quando eu percebi que a patinação era o que eu realmente queria seguir minha mãe e meu pai me deram todo apoio do mundo, eles acreditaram tanto no meu potencial que nós nos mudamos até de cidade para o melhor lugar de treinamento.

Desde então, com o apoio familiar, Stela Rocha vive na cidade de Santos, litoral de São Paulo, onde faz parte e representa o Clube de Regatas Saldanha da Gama.

A vida profissional na patinação artística

Diante desse começo de carreira precoce, Stela Rocha afirmou que se profissionalizou no esporte aos seis anos, quando iniciou os treinamentos em alta performance.

[Entrevista] Conheça Stela Rocha, maior promessa brasileira da patinação artística

Desde então eu tenho mais de 10 anos de medalhas em paulistas e brasileiros, representando a seleção brasileira em sul-americanos, pan-americanos e os campeonatos mundiais especificamente desde os 12 anos. Em 2016 e 2021 conquistei medalha de bronze no campeonato mundial na modalidade de grupo de show, e em 2021 no individual fui a quinta melhor patinadora da categoria.

No vídeo abaixo, Stela aparece patinando na categoria Junior, no Brasileiro 2016, com apenas 12 anos.

Com tal retrospecto vitorioso, fica claro o quão promissora parece ser a carreira da jovem de 19 anos. Porém, Stela não escondeu que a pressão exercida pelo esporte vem de dentro para fora.

Para ser sincera a pressão vem mais de mim mesma que acabo me cobrando muito, pelo medo da impressão que eu posso deixar quando sair de quadra. Eu tento ser extremamente flexível em relação aos erros ou falhas que eu cometo uma vez ou outra porque somos humanos e não máquinas. Mas o que fica é sempre aquele pensamento de “poxa eu podia ter sido muito melhor”, mas não existe sensação melhor em terminar a coreografia sabendo que foi boa e que eu fiz o meu melhor… é inexplicável.

[Entrevista] Conheça Stela Rocha, maior promessa brasileira da patinação artística

Stela Rocha confessa sobre Jogos Sul-Americanos 2022: “Foi uma experiência incrível“

A título de informação, a jovem competiu nos Jogos Sul-Americanos 2022, onde conquistou o 6° lugar na final, com 91.68 pontos.

Sobre a experiência, Rocha comentou que a experiência foi incrível, além de ter sido algo especial para sua carreira.

Ir para os jogos sul-americanos Odesur foi uma experiência incrível. Além de eu ter ido pelo comitê olímpico brasileiro, que não é algo comum para a patinação artística sobre rodas por não ser olímpico. Eu tive a oportunidade de vivenciar uma nova categoria de idade mais difícil e de “morar” por uns dias no espaço maravilhoso que o comitê dispõe para os atletas de várias modalidades.

[Entrevista] Conheça Stela Rocha, maior promessa brasileira da patinação artística

Por fim, Stela Rocha confessou que a temporada de 2023 terá um foco maior no seu lado extra esportivo. Em suma, o ano será visando o desenvolvimento funcional e até mesmo na parte de estudos.

Para essa temporada eu estou mais focada no meu desenvolvimento pessoal, esse ano para mim foi um ano de competições bem difíceis e eu procuro melhorar meu rendimento tanto dentro quanto fora de quadra, com treinamentos funcionais, estudos, acompanhamento nutricional e entre outros. 

Vá além do mundo do automobilismo! Confira também nossos outros conteúdos: