O ano de 2023 marcou o retorno do mais alto nível da ginasta brasileira Bárbara Domingos, conhecida carinhosamente como Babi Domingos.

A atleta mostrou ser um verdadeiro exemplo de superação após enfrentar uma grave lesão que a afastou temporariamente das competições e teve até interferência cirúrgica.

Continue no texto para conferir mais sobre essa incrível história da atleta Babi Domingos rumo aos Jogos Olímpicos Paris 2024.

A superação de Babi Domingos: de grave lesão até Olímpiadas 2024
Reprodução: Ricardo Bufolin

Babi Domingos: o grande nome de superação do Brasil nas Olimpíadas 2024

Em dezembro de 2021, uma lesão no quadril, que a levou a passar por uma cirurgia em naquele mês, representou um dos maiores desafios na carreira de Babi Domingos.

Seis meses afastada da Ginástica, foi um teste que mostrou a mentalidade que atleta ainda tinha guardada para vencer os obstáculos que, posteriormente, valeram a pena.

Babi Domingos provou sua determinação ao retornar ao mais alto nível em 2023, conquistando posições de grande enfase no cenário e ficando, de uma vez por todas, entre as selecionadas para Paris 2024.

A superação de Babi Domingos: de grave lesão até Olímpiadas 2024

A temporada competitiva em 2023 começou em março, na Copa do Mundo de Sófia, Bulgária. Por lá, ela conseguiu o feito de ser a primeira brasileira a chegar à final de uma Copa do Mundo, alcançando esse fato tanto no Aro quanto na Fita.

Veja também: Brasileiros disputam Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024 de olho na edição adulta

Sua performance com a Fita simplesmente lhe rendeu a medalha de bronze, marcando mais um recorde para a jovem de 23 anos.

O ano de 2023 e o caminho rumo ao topo do mundo

Em uma semana seguinte, no Grande Prêmio de Thiais, França, Bárbara Domingos alcançou mais uma medalha de ouro com a Fita.

Vale destacar o grande feito da atleta que colocou o hino nacional brasileiro pela primeira vez em uma competição de Ginástica Rítmica fora das Américas.

No mês de junho, Babi Domingos consolidou seu domínio ao ser a grande campeã Pan-Americana do All-Around em Guadalajara, México.

Além do título principal, ela conquistou mais duas medalhas de ouro com Tacos e Fita, adicionando uma medalha de prata com Argola ao seu currículo.

Seguindo o ano mágico, em sua jornada pela Europa, Babi Domingos conquistou outra medalha de bronze com a Fita na World Challenge Cup em Cluj-Napoca, Romênia.

Por fim, no Mundial de Valência, que tinha tudo para ser o grande objetivo da atleta, Domingos fez história ao ficar em 11º lugar no geral, garantindo uma vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos.

Esse ano de glória contrastou fortemente com os desafios enfrentados por Domingos em 2021. De fato, não há como negar que Babi Domingos é o verdadeiro exemplo da frase: “todo esforço será recompesado”.

Avatar de Gustavo Gama
Autor Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.