O ano de 2023 foi especial para a nadadora brasileira Stephanie Balduccini, de apenas 16 anos. Teté, como é conhecida entre os amigos, conquistou o incrível número de cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos, realizados em Santiago, no Chile.
As medalhas foram: um ouro no revezamento 4x100m livre misto, duas pratas, nos 100m livre e revezamento 4x200m feminino e duas medalhas de bronze, no revezamento 4x100m livre feminino e no revezamento 4x100m medley misto.
Inclusive, quando chegou à medalha de ouro, foi com seu melhor desempenho, com uma parcial de 53.43s.
Ver essa foto no Instagram
No entanto, o ano de Stephanie Balduccini não foi só de alegrias, mas também de superação. E, dessa vez, no lado de fora das piscinas. Isso porque a atleta passou por problemas pessoais.
Stephanie Balduccini precisou recuperar a confiança
A primeira grande experiência na carreira de Stephanie Balduccini foram as Olimpíadas de Tóquio, em 2020. No entanto, acabou passando por um momento mais delicado psicologicamente.
Segundo a própria atleta declarou, passou por um momento em que duvidava de si, com pensamento de que nada que fazia era suficiente. Além disso, também contou que nunca ficava satisfeita. Com isso, acabou ficando desmotivada.
O início de sua recuperação se deu durante a mudança para os Estados Unidos, que aconteceu em julho, após ter disputado o Mundial de Fukuoka. No novo endereço, iniciou os estudos e também os treinamentos na Universidade de Michigan.
Para Stephanie Balduccini, uma das maiores dificuldades foi se despedir dos pais, mas a atleta seguiu confiante de que a mudança havia sido muito importante para que pudesse recuperar a confiança em seu próprio desempenho.
Outras conquistas de Stephanie Balduccini
Após disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, Stephanie Balduccini também participou dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali, em 2021 e foi a melhor medalhista.
Já no ano seguinte, em 2022, disputou os Jogos Sul-Americanos de Assunção. E, mais uma vez, foi vitoriosa. Já que levou para a casa sete medalhas de ouro.
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.