A natação é um dos esportes que mais possui fãs ao redor do mundo. Sendo assim, a disputa da modalidade sempre é muito aguardada nas Olímpiadas. Assim também, por ser uma modalidade muito competitiva, suas provas sempre reservam muita emoção e alegria para os fãs e atletas.
Porém, não foi pela emoção que a etapa da Copa do Mundo de Berlim, na Alemanha, chamou a atenção. A categoria Open, recém criada e que receberia atletas Trans, foi suspensa devido a um motivo curioso. Confira!
A Copa do Mundo de Natação de Berlim
O campeonato vai ocorrer entre os dias 6 e 8 de outubro na capital alemã. As provas reúnem distâncias de 50m até 1.500m, em várias categorias, tanto no masculino quanto no feminino.
Dessa maneira, na sexta-feira (6), o primeiro dia de competições, vão ser realizada as provas masculinas no: 400m estilo livre, 200m costa, 100m borboleta,100m peito e o 50m estilo livre. Já na feminina vão ter: 400m estilo livre, 50m costa, 200m borboleta, 200m peito, 50m livre e o revezamento 4 x100.
O 2º dia vai ter os 50m costa, 200m medley, 50m peito, 100m livre, 200m borboleta e 1.500m estilo livre, nas provas masculinas. No lado feminino vão ser percorridos os: 400m medley, 200m livre, 100m costa, 50m borboleta, 100m peito e 4×200 livre.
No último dia de Copa do Mundo vão ocorrer as seguintes provas: 400m medley, 50m borboleta, 100m costa, 200m peito e 200m livre, nas masculinas. Já nas femininas serão disputadas: 100m borboleta, 200m costa, 50m peito, 100m livres, 200m medley e 800m livres.
Racing is about to begin with the first stop in 🇩🇪 Berlin of the Swimming World Cup 2023 🏊♂️ #SWC23
🗓️ 6-8 OCT pic.twitter.com/LBEMtOH9MQ
— World Aquatics (@WorldAquatics) October 4, 2023
A categoria Trans da Copa do Mundo de Berlim
Após a proibição de atletas transexuais competirem nas provas femininas, há cerca de um ano. A World Aquatics criou a modalidade “aberta” para atletas Trans, assim, seriam disputadas provas de 50m e 100m em todas as categorias.
O apoio para criação da categoria foi apoiada por 71,5% dos associados no Congresso Extraordinário de Esportes Aquáticos Mundiais. Na época, o presidente da World Aquatics, Husain Al-Musallan, destacou a inclusão como importante:
Temos que proteger o direito de nossos atletas competirem, mas também temos que preservar a justiça em nossas competições, principalmente na categoria feminina.
Damos as boas-vindas a qualquer atleta e a criação de uma nova categoria significará que todos terão a oportunidade de competir em alto nível. Isso não foi possível até agora e World Aquatics deve mostrar o caminho. Quero que todos os atletas se sintam envolvidos”
Ver essa foto no Instagram
A suspensão da categoria Open de natação da Copa do Mundo
A etapa disputada em Berlim marcaria a estreia da categoria Open da World Aquatics. Porém, a disputa foi suspensa devido a não possuir nenhuma inscrição para as provas, após um comunicado do órgão que responsável pelos esportes aquáticos:
Após o encerramento das inscrições para as competições da categoria aberta na Copa do Mundo de Natação Aquática – Berlim 2023, encontro agendado para 6 a 8 de outubro, a World Aquatics pode confirmar que nenhuma inscrição foi recebida para os eventos da categoria aberta”.
Mesmo assim, o Órgão afirmou que não vai encerrar os trabalho da tentativa de inclusão de atletas Trans na natação:
O Grupo de Trabalho da Categoria Aberta da World Aquatics continuará seu trabalho e envolvimento com a comunidade aquática em eventos da Categoria Aberta. Mesmo que não haja demanda atual no nível de elite, o grupo de trabalho está planejando considerar a possibilidade de incluir corridas da Categoria Aberta em eventos Masters no futuro”.
Update on the Open Category competitions at the World Aquatics Swimming World Cup – Berlin 2023https://t.co/Swb49Uqkpq
— World Aquatics (@WorldAquatics) October 3, 2023
Onde assistir a Copa do Mundo de Natação de Berlim
A etapa de Berlim vai ter transmissão via online, televisão e streaming. Vários países assinaram contratos com exclusividade ou não. Neste sentido, o Brasil vai ter a transmissão através do SporTv, do Grupo Globo, mas mas não possui exclusividade.
Desse modo, uma segunda opção é a possibilidade de acompanhar a Copa do Mundo de Natação pelo Youtube da World Aquatics, a transmissão vai ser ao vivo e contará com todas as provas.
Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.