Existe um departamento de futsal no Clube de Regatas do Flamengo, tanto masculino quanto feminino. No entanto, já faz mais de 20 anos que O Mais Querido não conta com um time profissional de futsal na elite do Campeonato Brasileiro. Entenda o porquê de o Flamengo investir em diversos esportes e deixar o futsal de lado.

Flamengo não investe em um time de futsal profissional há mais de 20 anos

Time de futsal profissional do Flamengo em 1989
Time de futsal profissional do Flamengo em 1989

Apesar de não ter muita tradição nesta modalidade esportiva, o Futsal do Flamengo já revelou grandes atletas que acabaram indo para o Futebol de campo, como Adílio, Júlio César “Uri Geller”, Jaime e Chiquinho Leblon, Athirson e Adriano.

Em 1989, disposta a acabar com a hegemonia de cinco títulos estaduais do Bradesco, a diretoria Rubro-Negra foi às compras e montou um time. O investimento só foi possível graças ao apoio da empresa ‘Digital’, especializada na fabricação de componentes eletrônicos para computadores.

Além dos salários dos jogadores, a empresa também ficaria responsável pela manutenção do Departamento de Futebol de Salão do Clube.

Do atual modelo de Campeonato Brasileiro, a Liga Nacional de Futsal (LNF), o clube participou em duas oportunidades, em 2000 e 2001, quando chegou nas semi-finais.

Em 2008, o Flamengo até se aventurou no Futsal Feminino e conquistou o título Metropolitano. No entanto, as equipes do masculino e feminino não permaneceriam muito tempo.

Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:

  1. Surf
  2. Fisiculturismo
  3. Automobilismo
  4. Artes marciais
  5. Atletismo
  6. Basquete
  7. Tênis
  8. Vôlei

O último episódio do projeto no futsal aconteceu em 2019

Divulgação
Divulgação

O clube mantém o desenvolvimento dos jogadores mesclando com o futsal, o famoso futebol de salão. No entanto, são mais de vinte anos sem um time de futsal profissional do Flamengo na elite.

Cabe lembrar que, apesar de o Flamengo investir em outras modalidades como basquete e vôlei feminino, o clube tinha a ambição de disputar a Liga Futsal e todas as categorias oferecidas pela Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro em 2019. No entanto, o plano não saiu do papel.

Essa tentativa foi esboçada no segundo semestre de 2019, quando o clube anunciou que havia aprovado um projeto de retomada do futsal adulto. O projeto parou na fase de patrocinadores; de fato, faltou apoio que viabilizasse o retorno do futebol de salão profissional na Gávea.

Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia: