Existe um departamento de futsal no Clube de Regatas do Flamengo, tanto masculino quanto feminino. No entanto, já faz mais de 20 anos que O Mais Querido não conta com um time profissional de futsal na elite do Campeonato Brasileiro. Entenda o porquê de o Flamengo investir em diversos esportes e deixar o futsal de lado.
Flamengo não investe em um time de futsal profissional há mais de 20 anos
Apesar de não ter muita tradição nesta modalidade esportiva, o Futsal do Flamengo já revelou grandes atletas que acabaram indo para o Futebol de campo, como Adílio, Júlio César “Uri Geller”, Jaime e Chiquinho Leblon, Athirson e Adriano.
Em 1989, disposta a acabar com a hegemonia de cinco títulos estaduais do Bradesco, a diretoria Rubro-Negra foi às compras e montou um time. O investimento só foi possível graças ao apoio da empresa ‘Digital’, especializada na fabricação de componentes eletrônicos para computadores.
Além dos salários dos jogadores, a empresa também ficaria responsável pela manutenção do Departamento de Futebol de Salão do Clube.
Flamengo é uma máquina de fazer dinheiro.
Mais um esporte q depois de muito trabalho vai se tornando autossustentável como o basquete e esportes olímpicos. Além do futebol, tem janela garantida na TV com Superliga, NBB e Beach Soccer, falta só o Futsal.pic.twitter.com/yNbQwn3biM
— Wilson (@duducbm) January 7, 2024
Do atual modelo de Campeonato Brasileiro, a Liga Nacional de Futsal (LNF), o clube participou em duas oportunidades, em 2000 e 2001, quando chegou nas semi-finais.
Em 2008, o Flamengo até se aventurou no Futsal Feminino e conquistou o título Metropolitano. No entanto, as equipes do masculino e feminino não permaneceriam muito tempo.
Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:
O último episódio do projeto no futsal aconteceu em 2019
O clube mantém o desenvolvimento dos jogadores mesclando com o futsal, o famoso futebol de salão. No entanto, são mais de vinte anos sem um time de futsal profissional do Flamengo na elite.
Cabe lembrar que, apesar de o Flamengo investir em outras modalidades como basquete e vôlei feminino, o clube tinha a ambição de disputar a Liga Futsal e todas as categorias oferecidas pela Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro em 2019. No entanto, o plano não saiu do papel.
Essa tentativa foi esboçada no segundo semestre de 2019, quando o clube anunciou que havia aprovado um projeto de retomada do futsal adulto. O projeto parou na fase de patrocinadores; de fato, faltou apoio que viabilizasse o retorno do futebol de salão profissional na Gávea.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- PREOCUPANTE! Ansiedade e outros problemas mentais afetam carreira de gigante do fisiculturismo
- Thiago Wild comanda Brasil rumo ao topo sendo Lucky Loser
- Palpites Vôlei: América-MG x Vôlei Renata – 08/01/2024 – Superliga Masculina
- OLHO NELA! Brasileira fica a um passo de garantir vaga nas Olimpíadas 2024 em esporte inusitado
- BBB do Gabriel Medina! Participante revela que tem o surf como paixão
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.