Conheça a história de Erling Braut Haaland, a sensação do Borussia Dortmund! Prêmios, estatísticas, equipes e início no futebol

Você com certeza está ouvindo falar de Erling Haaland ultimamente. Afinal, o jogador norueguês vem sendo uma das maiores sensações do futebol europeu nesta temporada!

O atacante do Borussia Dortmund tem como principais qualidades a explosão, o posicionamento e a finalização. Não à toa, está fazendo gol atrás de gol.

Quer conhecer a história do atleta? Então você veio ao lugar certo! Veja, a seguir, todas as informações sobre o jovem centroavante artilheiro.

Quem é Haaland?

quem é haaland
Haaland é um atacante norueguês

Erling Braut Haaland é um jogador norueguês de futebol profissional. Ele nasceu na cidade de Leeds, na Inglaterra, em 21 de julho de 2000.

Apesar da nacionalidade britânica, o atacante, atualmente no Borussia Dortmund, decidiu defender a camisa da seleção da Noruega – a terra natal do seu pai.

O atleta foi revelado nas categorias de base do Bryne Fotballklubb, da terceira divisão norueguesa, realizando a estreia no time profissional com apenas 15 anos de idade.

Haaland é a sensação do momento. Pela equipe alemã, anotou 11 gols em suas sete primeiras partidas. Também se tornou o primeiro jogador sub-20 a marcar 10 tentos em uma única edição de Champions League.

Camisas de Futebol

Como Haaland começou no futebol

como haaland começou no futebol
Jogador teve boa passagem pelo RB Salzburg

Haaland nasceu em Leeds, pois seu pai, Alf-Inge, atuava no futebol inglês. O centroavante, inclusive, já admitiu que o seu time de coração é o Leeds United.

Remessa Online

Mais tarde, o jogador mudou-se para a cidade de Bryne, na Noruega, onde passou a maior parte de sua infância. Foi no time local que Haaland iniciou a sua trajetória no futebol.

Curiosidade: Além do Leeds, Alf-Inge Haaland, o pai do garoto, jogou por Nottingham Forest e Manchester City. Ele se aposentou após se machucar em entrada dura de Roy Keane, do Manchester United, em 2003.

História de Haaland

Jogando pelas categorias de base do Bryne Fotballklubb, o centroavante atraiu olhares após marcar 18 gols em 14 compromissos na temporada 2015/16.

Ele realizou a sua estreia no time profissional com apenas 15 anos, mas passou em branco nas 16 partidas que disputou. Em fevereiro de 2017, se transferiu para o Molde.

Haaland no Molde

haaland no molde
Haaland com a camisa do Molde

Agora em um time de maior expressão, Haaland precisava mostrar serviço. E não decepcionou. Nas duas estreias que realizou pelo Molde, tanto no Campeonato Norueguês quanto na Copa da Noruega, ele deixou seu golzinho.

O atacante se firmou como titular da equipe e terminou sua passagem pela agremiação com 14 tentos em 39 jogos realizados.

Haaland no RB Salzburg

Da Noruega para a Áustria, Haaland foi contratado pelo RB Salzburg. E finalmente explodiu. Ele pegou o restinho da temporada 2018/19 e voou em 2019/20.

Além de brilhar no Campeonato Austríaco, o atleta também chamou a atenção após realizar uma ótima fase de grupos da Champions League: seis duelos, oito gols.

O jogador mal chegou ao clube da Red Bull e já foi comprado pelo Borussia Dortmund. A transação custou 17 milhões de libras aos cofres alemães.

Haaland no Borussia Dortmund

Se Erling Haaland conseguiu manter o bom futebol na nova casa? A resposta é sim! A jovem promessa norueguesa anotou 11 gols em seus sete primeiros jogos pelo aurinegro. E muitos deles saindo do banco de reservas!

Pelo Borussia, o atacante se tornou o primeiro atleta sub-20 a marcar dez tentos em uma única temporada de Champions League. E pode ter certeza que vem mais por aí!

Amplie seu conhecimento sobre futebol:

Times de Haaland

times de haaland
Centroavante está brilhando na Champions League
  • Bryne FK – 2016 a 2017
  • Molde – 2017 a 2019
  • RB Salzburg – 2019 a 2020
  • Borussia Dortmund – 2020 até hoje

Títulos de Haaland

  • Campeonato Austríaco – 2018/19
  • Copa da Áustria – 2018/19

Prêmios de Haaland

  • Revelação do Campeonato Norueguês – 2018
  • Artilheiro do Mundial Sub-20 – 2019
  • Jogador do time revelação da Champions League – 2019
  • Jogador do mês de janeiro do Campeonato Alemão – 2020
  • Calouro do mês de janeiro do Campeonato Alemão – 2020

Quantos gols Haaland já marcou?

quantos gols haaland marcou
Haaland marcou 60 gols em 100 jogos

Por clubes, Erling Haaland marcou 60 gols em 100 partidas disputadas até hoje na carreira. Uma média de 0,6 tentos por confronto.

Já pelo time principal da Noruega, o atacante pouco jogou. Foram apenas dois compromissos oficiais realizados e nenhum golzinho anotado.

O atleta, no entanto, frequentou as categorias de base da seleção. Ele representou o país do Sub-15 ao Sub-21.

Recordes de Haaland

  • Mais gols marcados em um único jogo de Copa do Mundo Sub-20 (9)
  • Primeiro atleta sub-20 a marcar 10 gols em uma única edição de Champions League

Agora você sabe tudo sobre Erling Haaland, o fenômeno norueguês: começo no futebol, times, títulos, estatísticas, prêmios e as principais curiosidades.

Remessa Online

Aproveite para ler mais textos na Esportelândia!

*Última atualização em 20 de fevereiro de 2020

Remessa Online

Comentários

Salvar