Você com certeza está ouvindo falar de Erling Haaland ultimamente. Afinal, o jogador norueguês vem sendo uma das maiores sensações do futebol europeu nesta temporada!

O atacante do Manchester City venceu tudo pela temporada em 2022/23, inclusive, o título pelo qual a equipe tanto esperava: a da UEFA Champions League.

Quer conhecer a história do atleta? Então você veio ao lugar certo! Veja, a seguir, todas as informações sobre o jovem centroavante artilheiro.

Quem é Haaland?

Erling Braut Haaland é um jogador norueguês de futebol profissional. Ele nasceu na cidade de Leeds, na Inglaterra, em 21 de julho de 2000.

Apesar da nacionalidade britânica, o atacante, atualmente no Manchester City, decidiu defender a camisa da seleção da Noruega – a terra natal do seu pai.

O atleta foi revelado nas categorias de base do Bryne Fotballklubb, da terceira divisão norueguesa, realizando a estreia no time profissional com apenas 15 anos de idade.

Haaland é a sensação do momento. Pelo temporada 2022/2023 pelo Manchester City, marcou incríveis 52 gols em 53 partidas. Além de ter vencido a tríplice coroa pelo time inglês: Copa da Inglaterra, Premier League e UEFA Champions League.

Como Haaland começou no futebol

como haaland começou no futebol
Jogador teve boa passagem pelo RB Salzburg

Haaland nasceu em Leeds, pois seu pai, Alf-Inge Haaland, atuava no futebol inglês. O centroavante, inclusive, já admitiu que o seu time de coração é o Leeds United.

Mais tarde, o jogador mudou-se para a cidade de Bryne, na Noruega, onde passou a maior parte de sua infância. Foi no time local que Haaland iniciou a sua trajetória no futebol.

Curiosidade: Além do Leeds, Alf-Inge Haaland, o pai do garoto, jogou por Nottingham Forest e Manchester City. Ele se aposentou após se machucar em entrada dura de Roy Keane, do Manchester United, em 2003.

História de Haaland

Jogando pelas categorias de base do Bryne Fotballklubb, o centroavante atraiu olhares após marcar 18 gols em 14 compromissos na temporada 2015/16.

Ele realizou a sua estreia no time profissional com apenas 15 anos, mas passou em branco nas 16 partidas que disputou. Em fevereiro de 2017, se transferiu para o Molde.

Haaland no Molde

haaland no molde
Haaland com a camisa do Molde

Agora em um time de maior expressão, Haaland precisava mostrar serviço. E não decepcionou. Nas duas estreias que realizou pelo Molde, tanto no Campeonato Norueguês quanto na Copa da Noruega, ele deixou seu golzinho.

O atacante se firmou como titular da equipe e terminou sua passagem pela agremiação com 14 tentos em 39 jogos realizados.

Haaland no RB Salzburg

Da Noruega para a Áustria, Haaland foi contratado pelo RB Salzburg. E finalmente explodiu. Ele pegou o restinho da temporada 2018/19 e voou em 2019/20.

Além de brilhar no Campeonato Austríaco, o atleta também chamou a atenção após realizar uma ótima fase de grupos da Champions League: seis duelos, oito gols.

O jogador mal chegou ao clube da Red Bull e já foi comprado pelo Borussia Dortmund. A transação custou 17 milhões de libras aos cofres alemães.

Haaland no Borussia Dortmund

Se Erling Haaland conseguiu manter o bom futebol na nova casa? A resposta é sim! A jovem promessa norueguesa anotou 11 gols em seus sete primeiros jogos pelo aurinegro. E muitos deles saindo do banco de reservas!

Pelo Borussia, o atacante se tornou o primeiro atleta sub-20 a marcar dez tentos em uma única temporada de Champions League. Entretanto, outros grandes clubes do mundo ficaram de olho no futebol do jogador na temporada.

Dentre eles, o Manchester City, antigo clube do pai de Haaland, que contratou o centroavante.

Haaland no Manchester City

Já com status de estrela, Erling Haaland ocupou a posição de centroavante do Manchester City. Com uma referência na grande área, o time de Pep Guardiola que já era bom, passou a ser melhor.

A equipe conquistou a tríplice coroa, igualando a conquista do rival Manchester United na temporada 1998/1999. Na temporada, o jogador marcou incríveis 52 gols em 53 partidas. Será que estamos diante de um dos maiores artilheiros de todos os tempos?

Amplie seu conhecimento sobre futebol:

Times de Haaland

times de haaland
Centroavante está brilhando na Champions League
  • Bryne FK – 2016 a 2017
  • Molde – 2017 a 2019
  • RB Salzburg – 2019 a 2020
  • Borussia Dortmund – 2020 a 2022
  • Manchester City – 2022

Títulos de Haaland

  • Campeonato Austríaco – 2018/19
  • Copa da Áustria – 2018/19
  • Taça da Alemanha – 2020/21
  • Premier League – 2022/23
  • Copa da Inglaterra – 2022/23
  • Champions League – 2022/23
  • Supercopa da Europa – 2023

Prêmios de Haaland

  • Revelação do Campeonato Norueguês – 2018
  • Artilheiro do Mundial Sub-20 – 2019
  • Jogador do time revelação da Champions League – 2019
  • Jogador do mês de janeiro do Campeonato Alemão – 2020
  • Calouro do mês de janeiro do Campeonato Alemão – 2020
  • 4x seguida futebolista do ano
  • 6x artilheiro
  • 1x jogador da temporada – Manchester City

Aproveite para ler mais textos na Esportelândia!

*Última atualização em 16 de setembro de 2023