A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) está embarcando em uma nova era que será marcada por grandes mudanças, incluindo a sua identidade visual.

Em sintonia com o dinamismo do esporte e a crescente relevância do Flag Football, agora uma modalidade olímpica, a CBFA optou por uma reformulação geral na logo neste início de ano.

Confederação Brasileira de Futebol Americano muda seu logo visando abraçar outra modalidade
Confederação Brasileira de FA

O momento estratégico para a transformação não é mera coincidência. Com a confirmação do primeiro jogo da NFL no Brasil para este ano, há uma grande expectativa de que 2024 seja um ano crucial para o desenvolvimento do futebol americano no país.

Veja também: Posições do futebol americano com fotos: entenda tudo [2023]

Nesse contexto, a confederação nacional viu que era a hora certa de sua marca conceder um passo maior para consolidar seu papel central no cenário esportivo dentro do Brasil.

Mudança no logo da Confederação Brasileira de Futebol Americano: todos os significados

Confederação Brasileira de Futebol Americano muda seu logo visando abraçar outra modalidade
Confederação Brasileira de FA

A Agência Auge, parceira da confederação durante a última edição do Brasileirão de Futebol Americano, liderou o processo de reformulação do logo.

A mudança começa pela paleta de cores, com as quatro cores da bandeira do Brasil fazendo parte do novo logo. O azul segue como a cor principal, apresentando dois tons distintos. Um contorno amarelo e outro verde ainda aparecem para realçar o novo escudo, que possui um formato completamente diferente em relação ao utilizado anteriormente.

A sigla CBFA, que fica centralizada no logo, possui uma fonte mais moderna, além de apresentar alguns elementos visuais que conecta o público com o futebol americano.

Ainda, a presença de uma bola de futebol americano permanece, agora acompanhada por uma bandeira em tons de branco e azul-claro. No caso, a flag, como é chamada no esporte, tem a intenção de promover o desenvolvimento conjunto do Flag Football, que também passou a ser esporte olímpico.

Outro elemento distintivo da nova logo é a inclusão de cinco estrelas amarelas, cada uma representando uma região do país.

Esse detalhe buscou enfatizar o conceito de que o futebol americano é um esporte praticado em todas as cinco regiões do Brasil, sendo uma das poucas modalidades a ter presença em todo o território nacional.

Confederação Brasileira de Futebol Americano muda seu logo visando abraçar outra modalidade
Confederação Brasileira de FA

Com a nova logo, A CBFA quer transmitir a mensagem de que todos fazem parte do esporte e são abraçados por ele, independentemente da região.