Atualmente, Rafael Brandão, atleta da Probiótica, é um dos melhores e mais reconhecidos fisiculturistas do mundo.

O brasileiro foi top 10 da edição de 2022 do Mr. Olympia e já coleciona dois títulos no cenário profissional, além de uma vasta legião de fãs.

Conheça Rafael Brandão, o melhor fisiculturista do Brasil
Reprodução: ProFitness1

Em entrevista exclusiva ao site Esportelândia, Brandão revelou detalhes de como foi o ano de 2023 e respondeu sobre a polêmica pergunta se ele é, ou não, o melhor brasileiro na história da Open.

Rafael Brandão admite que 2023 foi um ano de construção e melhorias

Após conquistar a décima colocação no Olympia 2022, Rafael Brandão, junto ao seu novo treinador, Neil Hill, decidiu tirar uma temporada inteira para evoluir seu físico.

Tal estratégia foi adotada a fim de conseguir trazer melhorias significativas para o ano de 2024 e, segundo o atleta, houve sucesso neste objetivo.

Está sendo um trabalho muito assertivo, ele (treinador) bateu em cima de tudo que era meu ponto fraco, não só no físico, mas em questão de me manter saudável também com relação ao intestino. Tenho certeza que em 2024 vou apresentar um físico renovado.

Conheça Rafael Brandão, o melhor fisiculturista do Brasil
Atualização de físico do Brandão realizada no final de novembro de 2023.

Sobre seu trabalho com Hill, Brandão também comentou sobre o que os dois visaram evoluir durante um ano inteiro.

A gente chegou a conclusão que eu preciso melhorar tudo. Não estou mais com o físico desbalanceado, igual antes minha perna se sobressaia sobre meu tronco. Hoje estou querendo colocar massa em tudo.

Veja: Conheça Lennon Luiz: ‘novo Rafael Brandão’ que promete chocar o fisiculturismo

Com base nisso, o grande competidor brasileiro ainda relatou o ponto principal do seu físico que mais precisava de melhorias: as dorsais.

Na sua visão, um atleta que consiga apresentar uma ótima estrutura de dorsal e de membros inferiores acaba se destacando em comparação com os demais.

Acho que um atleta de bodybuilding que tem as costas boas e as pernas boas já sai na frente de alguns. Então, adicionando isso com a linha e o condicionamento, a gente com certeza vai criar um físico para assustar.

Conheça Rafael Brandão, o melhor fisiculturista do Brasil

Afinal, Rafael Brandão é o melhor atleta do Brasil?

Rafael sempre foi tido como um promissor fisiculturista. Desde que surgiu, ainda com 20 anos, conquistando diversos títulos importantes, seu nome foi destaque.

A partir de 2022, quando ficou entre os melhores do mundo, seu nome passou a ser colocado no topo da prateleira dos atletas no cenário nacional. Sobre isso, ele deu sua visão.

Em termos de resultado, acho que, na história, eu fui o único que entrou dentro do top 10. A gente pode tirar a conclusão disso daí. Dentro de toda a história do Mr. Olympia, o único no que teve um brasileiro no top 10 foi em 2022, com Rafael Brandão.

Conheça Rafael Brandão, o melhor fisiculturista do Brasil

Por fim, Rafael Brandão já revelou que irá competir em quatro shows na temporada de 2024 para buscar não só sua vaga do Olympia, como também o topo do fisiculturismo em termos de relevância.

Porém, com certeza, seu foco será avançar algumas casas dentro do show mais importante do mundo. Assim, o atleta revelou onde quer chegar no Mr. Olympia 2024.

Minha meta ano que vem é estar dentro do top 6 do Olympia.