O fisiculturista brasileiro Rafael Brandão, conhecido como um dos melhores atletas no cenário da categoria Open do Brasil, surpreendeu seus fãs ao anunciar uma data para sua aposentadoria precoce durante uma entrevista recente ao Flow Podcast.
Brandão, que chegou até a inédita posição, para um brasileiro, dentro do top 10 no Mr. Olympia 2022, revelou que planeja encerrar sua carreira como atleta profissional daqui a cinco ou seis anos, quando estiver com cerca de 36 anos de idade.
Veja também: Ramon Dino traça estratégia ousada para bater Cbum e Wesley Vissers no Mr. Olympia 2024
Rafael Brandão anuncia que irá parar de competir com 36 anos
A decisão de Brandão de antecipar sua aposentadoria levanta algumas questões sobre longevidade e saúde dentro do fisiculturismo, especialmente aqueles que competem na categoria Open, a mais pesada e exigente do esporte.
Com os mais de 10 anos de treinos intensos, o uso de substâncias ergogênicas e os desafios relacionados à saúde, é compreensível a escolha de Rafael Brandão.
Assim como muitos outros competidores da mesma classe, é necessário analisar o impacto de longo prazo de sua carreira no fisiculturismo em sua qualidade de vida.
Além disso, o fato de sua esposa, Karen Ranocchia, estar grávida da primeira filha do casal pode estar influenciando a decisão de Brandão de planejar sua aposentadoria.
Ver essa foto no Instagram
A chegada de um novo membro à família certamente muda as prioridades e as perspectivas de vida. Diante disso, é possível que Brandão esteja buscando um equilíbrio entre sua carreira no fisiculturismo e seu papel como pai.
Rafael Brandão ainda continua na ativa e com foco total em ser o melhor do mundo
Mesmo com uma previsão de quando será sua aposentadoria, Rafael Brandão não irá descansar ou relaxar.
Em diversos momentos durante sua carreira, ele já comentou que seu objetivo é ser top 1 do Mr. Olympia e, neste ano, o brasileiro visa subir alguns degraus rumo a esse sonho.
Para isso, dentro de 3 semanas ele competirá no Arnold Classic Brasil buscando sua vaga para o Olympia e, consequentemente, brigar pelo pódio do show ainda neste ano.
Veja também: 7 atletas campeões do amador que vão buscar o Pro Card no Arnold Brasil 2024
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.