O hábito de ouvir música durante os exercícios de musculação pode promover tantos ganhos de performance quanto consumir altos níveis de suplementos.
De fato, as músicas não servem apenas para evitar o tédio durante o descanso dos exercícios. Afinal, elas podem promover foco e ainda dar aquele gás final nas últimas repetições.
Em recente entrevista para o portal Health Shots, Jaisleen Kaur, treinadora e especialista na área, listou os sete motivos pelos quais a música pode ser uma estratégia valiosa em na musculação.
Como a música pode ajudar na musculação
Não importa se você é um fisiculturista ou um jogador de futebol, a musculação está presente em todos os esportes.
Assim, vale ficar atento aos benefícios de se ouvir música enquanto treina para melhorar seu desempenho dentro da academia.
1. Sincronia entre música e movimento
A música tem a habilidade de se sincronizar com os movimentos do corpo enquanto uma sessão de musculação é realizada.
Essa sincronia aumenta a eficiência energética, o que contribui para uma melhora da resistência e do desempenho físico geral.
2. Resposta cerebral positiva causada pela música
O cérebro responde à música liberando dopamina, neurotransmissor associado ao prazer. Essa liberação cria uma sensação de recompensa, reduzindo a percepção de esforço e desconforto durante o exercício.
3. Distração da fadiga
Em treinos altamente pesados, a música atua como uma distração eficaz do sentimento de fadiga e dor.
Ao capturar a atenção, ela desvia o foco do desconforto na hora do descanso, tornando o exercício menos árduo para aqueles que não são apaixonados pela musculação.
4. Estímulo emocional e motivacional
A música tem o poder de evocar emoções e memórias, aumentando a motivação e determinação durante a musculação.
Emoções positivas geradas pela música pode alavancar a autoconfiança e conceder uma adrenalina a mais que com certeza irá auxiliar na hora do exercício.
Ver essa foto no Instagram
5. Aprimoramento do Foco
Quando está envolvido com a música, a mente se transfere para um estado de maior concentração.
Antecipar a próxima batida ou compreender padrões musicais aprimora o foco e a atenção.
Essa cognição pode auxiliar em movimentos mais precisos e com melhor coordenação durante os exercícios.
6. Redução do grau de esforço
A música tem a capacidade de diminuir o esforço percebido. Quando os praticantes sentem que o treino é menos extenuante, são incentivados a se exercitar por mais tempo e com maior intensidade.
7. Experiência personalizada durante o treino
Um dos benefícios mais distintos de incorporar música nos treinos de musculação é a possibilidade de personalização distinta para cada gosto musical.
Cada pessoa possui preferências únicas, e encontrar o gênero ou playlist certa permite a criação de um ambiente de treino mais confortável.
De fato, isso pode ser encaixado em todos os sentidos. Seja com as melodias suaves da música clássica para yoga ou as batidas do hip-hop para exercícios aeróbicos, a música pode ser facilmente adaptada para cada um dos gostos individuais.
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.