Após uma polêmica envolvendo o correto movimento da remada unilateral com halteres, protagonizada pelo influenciador Laércio Refundini e o atleta Jorlan Vieira, diversas personalidades importantes do mundo fitness se manifestaram para dar suas opiniões sobre o assunto.

Entre elas, os experientes nomes do cenário do fisiculturismo, Felipe Franco e Renato Cariani, trouxeram diferentes perspectivas sobre a maneira correta de executar o movimento da remada com halteres.

Veja também: Como fazer a remada na academia? Dorian Yates coloca ponto final na discussão

O movimento da remada é uma questão individual

Felipe Franco, grande atleta e influenciador, relatou seu lado sobre a questão, afirmando que a execução da remada é uma questão altamente individualizada.

Movimento da Remada: Renato Cariani e Felipe Franco definem a maneira correta de executar o exercício

Para ele, não existe uma maneira correta de realizar o exercício, uma vez que cada pessoa se adapta de forma única ao movimento da remada.

Franco ainda comentou, em vídeo publicado no canal da Growth, que criticar a execução da remada de alguém pode ser injusto, pois as variações na técnica podem ser resultado das diferentes estruturas físicas e capacidades de cada indivíduo.

Menos peso, mais técnica

Por outro lado, Renato Cariani trouxe uma perspectiva um pouco diferente ao debate. Para ele, a eficácia da remada está diretamente relacionada à carga utilizada no exercício.

OFICIAL! Renato Cariani expõe TUDO sobre o caso envolvendo tráfico de drogas

Cariani defendeu que, quanto maior e mais pesada for a carga, mais músculos serão recrutados para auxiliar no movimento, incluindo aqueles que seriam considerados secundários no exercício destinado a trabalhar especificamente a musculatura dorsal.

Segundo o influenciador, o aumento da carga promove uma sobrecarga muscular mais intensa, contribuindo para o desenvolvimento muscular e a hipertrofia. A execução, neste caso, ficaria mais parecida com a defendida por Jorlan.

Movimento da Remada: Renato Cariani e Felipe Franco definem a maneira correta de executar o exercício

Entretanto, Cariani também comentou que a redução da carga pode ter seus benefícios. Com menos peso, o movimento da remada pode ser executado com maior precisão técnica, o que pode ajudar a aprimorar a biomecânica do exercício.

Essa maneira de executar com mais fluidez pode resultar em um recrutamento muscular menos amplo, concentrando o trabalho em grupos musculares específicos e limitando o potencial de desenvolvimento geral.

Academia do Renato Cariani - Local, mensalidade, e detalhes

Ao analisar ambas as opiniões, é possível entender que ambas mostram a complexidade da execução da remada com halteres e a importância de considerar diversos fatores, como a individualidade biomecânica, os objetivos de treinamento e a carga utilizada, ao determinar a maneira ideal de realizar o exercício.

Veja também: Carboidrato é inimigo? Dieta INSANA do fisiculturista Marcello Horse mostra o contrário